O ano se passa e, ao final dele, é chegado o Natal! Comemorado no dia 25 de dezembro, é o momento de reunir pessoas queridas, como família e amigos, e desfrutar das celebrações – desde a clássica ceia de Natal até outras confraternizações.
A data conta com diversos símbolos representativos, entre eles o Papai Noel, a árvore de Natal, guirlandas, enfeites e outros itens de decoração de Natal. Mas, para além disso, tem um significado ainda maior: simboliza o amor! Afinal, onde tem amor, é sempre Natal!
Pensando nisso, o Zaffari e Bourbon preparou conteúdos e seleções exclusivas para essa data. Aqui, você encontra receitas de Natal para preparos repletos de sabor, sugestões de presentes, bebidas para aquele brinde especial – como o tradicional espumante – e muito mais!
Tudo para que você tenha o Natal mais especial de todos, com o carinho e o aconchego presentes em cada detalhe!
Origem do Papai Noel
Inicialmente, a figura do Papai Noel foi inspirada em um bispo chamado São Nicolau, que era conhecido por sua generosidade e por ajudar pessoas necessitadas. A imagem que conhecemos atualmente, com as roupas vermelhas, trenó e renas, vem dos Estados Unidos, que modernizou a história original. E é claro que outras referências podem ser observadas em cada país, devido às tradições e particularidades de cada cultura!
Sobre a Canção "Noite Feliz"
A canção original surgiu na Áustria, a partir do imaginário sobre como teria sido a noite do nascimento de Jesus. No Brasil, a versão que conhecemos foi composta no século 19, pelo Frei Pedro Sinzig, que era austríaco e foi naturalizado brasileiro no ano de 1898. Sendo um clássico de Natal, a música embala celebrações de crianças e adultos, levando um toque de sensibilidade e magia!
Significado da Árvore de Natal
Sendo um dos símbolos clássicos das comemorações natalinas, a Árvore de Natal é considerada uma representação da vida. Isso porque, tradicionalmente, é montada utilizando um pinheiro, que é uma das poucas árvores que se mantêm sempre verdes. Comumente, é enfeitada com bolinhas, luzes e outros adornos, incluindo a estrela, que é colocada no topo. As datas de montagem da Árvore de Natal variam, mas uma coisa é certa: ela é parte do encanto único que surge nesta época do ano!
Significado do Presépio
Presente em diversas casas, o presépio é uma representação de onde nasceu Jesus Cristo, segundo a tradição cristão. A palavra tem origem no hebraico e significa estábulo que, dentro da simbologia do Natal, é o local onde nasceu Jesus. Com pequenas peças, como ovelhas e os três Reis Magos, faz parte das tradições da celebração!
As Cores do Natal
Entre os símbolos clássicos do Natal estão as três cores: verde, vermelho e dourado. Presentes em enfeites, guirlandas e na própria Árvore de Natal, são as cores mais utilizadas nessa época do ano. E existe um motivo, já que, dentro da tradição católica, o conjunto remete aos presentes dados a Jesus pelos três Reis Magos: o dourado representa o ouro, o vermelho representa o incenso e o verde representa a mirra.