CORREDORES

Almoço

O Almoço é a refeição central do dia e varia bastante entre estações, além de mudar de acordo com cada estilo de alimentação. Para que seja completo em termos nutricionais e sacie a fome, é necessário combinar diferentes tipos de alimentos em um mix repleto de sabores. Enquanto alguns prezam por uma refeição leve, composta por saladas e proteínas, outros não abrem mão dos carboidratos, presentes em massas, no arroz e no feijão, clássicos dos pratos brasileiros. Uma variedade de receitas pode compor o cardápio, sejam elas tradicionais, veganas, vegetarianas ou até lights. Por isso, é importante considerar todas as possibilidades e montar seu almoço com opções saborosas que irão garantir uma refeição equilibrada!

Arroz

Presente no almoço de muitas pessoas, o Arroz é um cereal rico em carboidratos e que ajuda a fornecer energia ao organismo. Fonte de nutrientes, ele combina com diferentes pratos, desde um simples arroz com feijão e acompanhamentos, até um saboroso risoto. Assim como outros alimentos, possui uma variedade de tipos e, consequentemente, características que variam. O arroz branco, arroz integral e o arroz parboilizado são alguns dos mais conhecidos, consumidos diariamente em muitos lugares. O arroz arbóreo e o arroz negro também ganham destaque, com suas particularidades que tornam os pratos ainda mais saborosos. A variedade é ampla e cria inúmeras possibilidades para consumir esse alimento versátil!

Feijão

O Feijão é fonte de ferro e de carboidratos, sendo um aliado da alimentação balanceada. Também é rico em minerais, como fósforo e potássio, que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Para agradar diferentes paladares e combinar com inúmeros pratos, pode ser encontrado em uma variedade de tipos. O feijão carioca, com seus grãos em tonalidade marrom, é uma boa opção para quem busca maiores quantidades de fibras e proteínas. Já o feijão vermelho, que conta com caldo mais encorpado, contém nutrientes que ajudam a diminuir os níveis de colesterol no sangue. Mas, para quem prefere opções mais tradicionais, o feijão preto e o feijão branco podem ser ideais, mantendo um cardápio clássico e saboroso, que é sempre bem-vindo!

Massas

As Massas possibilitam uma infinidade de combinações. Sejam elas tradicionais, integrais ou sem glúten, são fontes de energia capazes de tornar a alimentação ainda mais saborosa. Versáteis, podem ser harmonizadas com diferentes molhos, acompanhamentos e bebidas. As oportunidades são ainda maiores considerando a diversidade de tipos, como o tradicional e alongado espaguete. Ainda compondo o grupo dos clássicos, estão as massas fusilli, com seu formato espiral, e penne, em molde de canudo. Para quem quer diferenciar as receitas, vale experimentar o tipo farfalle, cujo nome deriva da palavra borboletas em italiano, ou as opções recheadas, como sorrentino.

Molhos

Os Molhos são o destaque de alguns pratos, como as tradicionais massas. Com diferentes texturas e sabores, podem utilizar como base para sua elaboração uma série de ingredientes, como legumes, temperos, cremes e outros. No molho pesto, o manjericão brilha, aromático e com seu sabor marcante. Já no molho de tomate, clássico de várias culinárias, é importante considerar o tipo de tomate e os condimentos acrescentados (pois diferenciam o resultado final). Fechando o trio de molhos consagrados, o molho 4 queijos conta com inúmeras variações e pode ser preparado com muitas combinações de queijos. Independente do tipo, os molhos preenchem as refeições com muito sabor!

Carnes Bovinas

Dependendo da receita que pretende preparar, alguns cortes de Carne Bovina simplificam o seu processo de elaboração. Dentre tantas possibilidades, alguns detalhes merecem atenção e podem definir o sucesso daquele prato favorito. A marmorização é um deles, definindo o teor de gordura entremeada na carne. Alguns dos cortes conhecidos por possuírem maior marmorização são a fraldinha, o entrecot, o acém e o bife de chorizo, que podem ser preparados de diferentes maneiras. Mas se a ideia é consumir carnes com menor percentual de gorduras, outros cortes se encaixam perfeitamente, como o filé mignon, a alcatra e o patinho. Basta definir a receita e encontrar a carne bovina ideal para torná-la mais saborosa! Cortes de qualidade e procedência você encontra aqui no Zaffari.

Carnes de Aves

As Carnes de Aves são conhecidas por sua versatilidade e podem ser preparadas de diferentes formas, com inúmeros acompanhamentos! Cada corte conta com características específicas, variando em teor de gorduras, maciez e até em sabor (já que alguns são mais delicados e outros mais intensos). O filezinho de frango, clássico quando o assunto é carnes de aves, é uma opção suave para preparar grelhado, a milanesa e até com molho. A coxa de frango e a sobrecoxa de frango, por sua vez, são cortes mais suculentos e tenros. E é claro, o coração de galinha, presente em muitos churrascos e até em outros pratos. Basta escolher qual corte mais combina com a receita escolhida e aproveitar o sabor e os nutrientes dessa carne tão popular!

Carne Suína

A Carne Suína, ou carne de porco, é uma das proteínas mais consumidas em todo o mundo. Apesar de ser conhecida por possuir maior percentual de gordura em alguns momentos, é importante entender que a definição de ser magra ou não, tem relação com o corte escolhido. Cada tipo de receita irá exigir um tipo de corte, sendo desde um pernil suíno e lombo suíno, até uma costela suína ou picanha suína. O pernil, por exemplo, é considerado uma das partes mais nobres, possui textura mais firme e menos gordura. Diferentemente da sobrepaleta, que é mais marmorizada e consequentemente mais macia e suculenta. Vale entender se irá temperar a carne de porco ou aproveitar opções já temperadas, que proporcionam um resultado com ainda mais sabor. No final, o que importa de fato é escolher o corte que mais combina com o prato que será preparado!

Peixes e Frutos do Mar

Repletos de sabor e de benefícios, os Peixes e Frutos do Mar são capazes de abrilhantar inúmeras receitas. As delícias presentes na peixaria contam com uma ampla variedade de clássicos, como salmão, cação e tilápia, ricos em ômega 3 e 6, gorduras saudáveis para o organismo. No quesito frutos do mar, o camarão cinza, a casquinha de siri e os anéis de lula podem ajudar no preparo de pratos incríveis, como a paella, tradicional na culinária espanhola. Seja pelo sabor ou pelos nutrientes, incorporar esses itens na alimentação é uma oportunidade de ampliar as possibilidades gastronômicas do dia a dia!

Legumes

Os Legumes levam cores e nutrientes aos pratos, além de complementarem o sabor das refeições. Eles podem ser consumidos crus, em saladas, cozidos, em refogados e molhos, ou assados, como em churrascos por exemplo. Cada tipo de legume conta com benefícios específicos, o que permite explorar um mundo de possibilidades, tanto no paladar quanto em vitaminas e minerais. Dentre as alternativas estão a abobrinha, fonte de cálcio e de fósforo, a cenoura, rica em fibras e antioxidantes, e a beterraba, que é um excelente alimento para quem busca aumentar o consumo de ferro. O pepino, o pimentão e a moranga também são boas opções e têm muito a agregar em uma alimentação equilibrada e completa!

Verduras

As Verduras, também conhecidas como hortaliças dependendo do cultivo, são plantas cujas folhas e flores são comestíveis. Ideais para compor uma salada caprichada ou para dar um toque naquele prato especial, elas contam com variados nutrientes, essenciais para o bom funcionamento do organismo. A rúcula, por exemplo, é rica em vitaminas A e C, enquanto a alface é fonte de cálcio e fósforo. Entre as opções também está o repolho, disponível em 2 cores e rico em potássio, e o alho-poró, repleto de sabor e de fibras. Para quem gosta de unir o útil ao agradável, essas são algumas alternativas para equilibrar benefícios e sabor!

Temperos Frescos

Aromáticos e com nuances únicas, os Temperos Frescos combinam com pratos doces e salgados. Quando o assunto é intensidade, destacam-se o alecrim, bastante comum na região do Mediterrâneo, o coentro, presente de forma marcante em receitas mexicanas, e o tomilho, com suas notas de sabor ligeiramente picantes. Em termos de versatilidade, a hortelã, o gengibre, o boldo e a menta são algumas opções interessantes, combinando tanto com sucos e chás, quanto com preparos culinários variados. São muitas possibilidades e combinações, para tornar surpreendentes até as receitas mais simples. Vale a pena explorar os sentidos e desfrutar da singularidade que os temperos frescos podem proporcionar!

Orgânicos

Os Orgânicos são produtos repletos de nutrientes, que vêm de processos e cultivos sustentáveis. Quando in natura, alguns exemplos são a alface orgânica, que ajuda a compor deliciosas saladas, e a abobrinha orgânica, que pode ser combinada em diferentes pratos e preparada crua, cozida ou assada. Além disso, também existem produtos orgânicos processados, como é o caso do açúcar orgânico, do café orgânico e do molho de tomate orgânico, que facilitam a rotina e também colaboram para uma alimentação balanceada. Com opções variadas, fica mais simples consumir produtos saborosos e sustentáveis no dia a dia!

Frutas

As Frutas podem ser incluídas na alimentação diária como sobremesa, lanche e até para o preparo de acompanhamentos, em refeições como almoço e jantar. Com uma diversidade de sabores e formas de cultivo, carregam particularidades que variam de acordo com seu tipo. Um exemplo é a manga, também o mamão, fontes de vitamina A. Já a banana e o abacate são ricos em potássio. Por último, a laranja e o limão, que são ótimos para aumentar o consumo de vitamina C. Assim como estas, a variedade de frutas permite ampliar o consumo diário de nutrientes, independente da refeição!

Azeites e Óleos

A diferença entre Azeites e Óleos está em seu processo de fabricação! O primeiro passa por processo de purificação, que acentua seu sabor e aumenta sua qualidade, enquanto o segundo é feito por pressão e não conta com refinamento. Assim como suas características mudam, suas variedades também contam com diferentes tipos. Quando o assunto são óleos vegetais, o óleo de girassol, óleo de soja e o óleo de milho são alguns dos mais populares, utilizados no cotidiano de muitas pessoas. O óleo de coco também conquista espaço, sendo uma alternativa rica em nutrientes, assim como o azeite de oliva. Para escolher, basta observar as singularidades de cada e optar pelo que melhor se adapta às suas receitas!

Águas e Chás Prontos

A Água é uma das principais fontes de hidratação, sendo ideal para consumir em diferentes ocasiões. O Chá Pronto, por sua vez, pode ser encontrado em sabores variados e também ajuda a saciar a sede. A primeira, disponível em opções como água mineral e água com gás, também conta com versões diferenciadas como água saborizada e água tônica, para beber pura ou utilizar no preparo de bebidas e drinks. Enquanto isso, o segundo é conhecido por seu sabor adocicado em alternativas como chá de limão e chá de pêssego, além do clássico e intenso chá mate. Não faltam tipos para escolher qual irá acompanhar as refeições do dia!

Sucos e Refrescos

Para saciar a sede e acompanhar aquele almoço especial, os Sucos e Refrescos são uma boa opção. Quando naturais, podem ser consumidos puros ou diluídos em água e reúnem os benefícios da fruta. Já as versões industrializadas, como suco em pó, se destacam pela praticidade e facilitam a rotina. Como um dos clássicos quando o assunto é suco natural, o suco de uva integral harmoniza com diferentes receitas e é rico em antioxidantes. Também, o suco de laranja integral e o suco de maçã são ótimas alternativas, agregando refrescância e nutrientes, como vitaminas A e C. São diferentes possibilidades, para combinar com inúmeras receitas nas suas refeições!

Refrigerante

Outra alternativa de bebida que combina com diferentes refeições, entre elas o almoço, é o Refrigerante. Produzido à base de água mineral gaseificada e açúcar, pode ser fabricado com variados ingredientes, que influenciam o seu sabor. O refrigerante de limão, por exemplo, conta com o sabor refrescante e ligeiramente cítrico da fruta utilizada em sua produção, assim como o refrigerante de laranja. O refrigerante de cola e o refrigerante guaraná também merecem destaque, sendo opções mais adocicadas e com sabores marcantes. Também existem opções para quem possui restrições, como os refrigerantes diet e light, com teor de açúcar reduzido. São diferentes sabores para matar a sede e complementar sua refeição!

Enlatados e Conservas

Para ganhar mais praticidade na hora de preparar o almoço, os Enlatados e Conservas colaboram com uma variedade de alternativas. Seja para compor uma salada, incrementar um refogado ou preparar um acompanhamento especial, eles reúnem sabor e parte dos nutrientes encontrados em suas versões in natura. Entre as possibilidades estão o atum e a sardinha, ricos em proteínas e Ômega 3. Se a ideia é agregar cor ao prato, o milho verde, o pepino em conserva e a azeitona podem auxiliar. E é claro que, além de serem uma boa pedida na hora de preparar refeições, eles também são ótimos petiscos e aperitivos. Diferentes benefícios, em alimentos ricos e saborosos!

Vegetais Práticos e Congelados

Os Vegetais e Congelados, que em algumas apresentações já vêm pré-prontos, ajudam a ganhar tempo na hora de preparar as refeições. Saborear um almoço apetitoso torna-se mais fácil, aproveitando alimentos e produtos simples e versáteis. Até mesmo para incrementar pratos básicos, algumas opções são excelentes, como a quinoa, a ervilha e a seleta de legumes. Para variar a alimentação sem perder tempo, o grão-de-bico, a batata e a mandioca (ou aipim, dependendo da região) podem ser encontrados já prontos para consumir! Vale investir na criatividade para deixar os pratos ainda mais caprichados e repletos de sabor, mesmo com alternativas práticas!

Farofas e Farinhas

As Farinhas são resultado da moagem de diferentes insumos, como grãos e sementes, utilizados como base em uma série de receitas. Enquanto isso, as Farofas são uma versão torrada, acrescida de ingredientes que agregam sabor e ainda mais textura. Ambas combinam com muitos pratos e contam com uma variedade de tipos, cada um com nutrientes e características próprias. Entre as versões mais conhecidas estão farinha de trigo, farinha de milho e farinha de rosca, mas outras variações também têm ganhado espaço, como farinha de amêndoa e farinha de arroz. Entre as Farofas o mesmo acontece, sendo algumas das mais populares a farofa pronta e a farofa temperada. A diversidade é ampla, basta escolher quais as farofas e farinhas que melhor combinam com seus preparos!

Alimentos Veganos

Estilos de alimentação livres de ingredientes de origem animal têm ganhado cada vez mais popularidade, por isso os Alimentos Veganos vêm, cada vez mais, conquistando espaço nas vitrines e gôndolas. Eles podem ser produzidos a partir de diferentes insumos vegetais, como grão-de-bico, soja, lentilha e ervilha, e estão disponíveis em muitas apresentações. Para preparar lanches, o hambúrguer vegano é uma ótima opção, acompanhado do tofu e do queijo vegano. A carne vegetal, assim como a linguiça vegana, também conquistam corações e ajudam a manter a essência de pratos como o churrasco. Com tantas possibilidades, adaptar a alimentação do dia a dia fica ainda mais simples!

Atum

Incluir o Atum na alimentação é uma excelente maneira de aumentar o consumo de Ômega 3, nutriente categorizado como gordura saudável. Disponível em diferentes apresentações, desde in natura até opções industrializadas, pode ser encontrado como atum em lata, atum ralado, que é ótimo para incrementar preparos variados, e atum sólido. Seja para consumi-lo puro ou utilizá-lo em receitas, vale a criatividade para aproveitar os benefícios dessa proteína repleta de versatilidade!

Temperos e Condimentos

Os Temperos e Condimentos são responsáveis por tornar as receitas únicas e podem ser utilizados em uma infinidade de combinações. Com uma diversidade de tipos, como vinagre e aceto balsâmico, os temperos podem ser utilizados no preparo e na finalização de pratos simples ou elaborados. Os condimentos, por sua vez, variam em sabor e textura, sendo os mais conhecidos maionese, ketchup e mostarda. Não faltam versões, desde tradicionais até com pimenta, ervas finas e até mesmo especiarias. Tanta diversidade possibilita seu uso diário em muitos momentos, então o que vale é imaginação na hora de combiná-los!

Pratos Prontos e Congelados

Praticidade é a palavra que melhor caracteriza os Pratos Prontos Congelados. Eles facilitam a rotina de alimentação, pois já vêm pré-prontos para o consumo. Além disso, estão disponíveis em opções com vários ingredientes e em receitas de diversas culturas. O yakisoba é um deles, trazendo o valor nutritivo dos vegetais em uma mistura repleta de sabor. O strogonoff também, com seu molho característico, é uma boa opção para não abrir mão de uma alimentação completa mesmo em dias mais agitados. Por último, a lasanha, que mesmo sendo amplamente conhecida, também vai bem em muitas ocasiões, seja para desfrutar individualmente ou para compartilhar!

Leia mais