Vegetais crus para saborear com um dip de ricota e azeite

Uma entrada muito prática, elegante e totalmente saudável. De origem francesa, os crudités são nada mais do que vegetais crus, podendo ser servidos inteiros, fatiados ou em palitos e com um ou mais molhos como acompanhamento.

Também conhecidas na Itália como pinzimonio, estas entradas são adaptadas para as realidades locais, com verduras e vegetais crus frescos e que estão na safra no momento. O objetivo é consumir estes alimentos tão benéficos de forma a exaltar suas características e sabores naturais mais marcantes.

Na receita italiana, as verduras e vegetais são consumidos junto a um molho que mistura azeite de oliva com sal e pimenta-do-reino. Alguns dos veggies mais consumidos e mergulhados neste molho são aipo, alcachofra e rabanete. Já na França, exemplos de crudités bastante usados são palitos de aipo, palitos de cenoura, palitos de pepino, tiras de pimentão, brócolis, couve-flor, erva-doce e aspargos, junto a molhos de iogurte ou queijo.

A ideia é servir este aperitivo enquanto o prato principal não é servido, para todos petiscarem – mas sem matar o apetite. A dica é escolher pelo menos quatro variedades de verduras e vegetais, selecionando sempre o que está na safra na estação e buscando variedade de cores e texturas.

É uma opção muito prática para servir, pois podem ser comidos com a mão. Suas cores vibrantes encantam os olhos e fazem bonito em qualquer mesa.

Caso for cortar os vegetais com antecedência, coloque em uma tigela com tampa, adicione água, cubos de gelo, feche e mantenha na geladeira até a hora de servir. Aí é só escorrer a água para os vegetais ficarem fresquinhos e crocantes. Nossa versão une vegetais e verduras servidos com um dip de ricota temperada com azeite de oliva, suco de limão e vinagre balsâmico.

Mas o que exatamente é um dip? Ele tem consistência entre o patê e o molho e é capaz de potencializar os sabores, deixando os aperitivos ainda mais deliciosos. Com nosso dip você ainda aproveita todos os benefícios do azeite de oliva para a saúde: ajuda a controlar os níveis de colesterol, auxilia na saúde do coração e do cérebro, é fonte de antioxidantes que contribuem para a imunidade, é um anti-inflamatório natural, auxilia na digestão e saciedade e a manter a saúde dos ossos. É por isso que o azeite é uma opção saudável para enriquecer seus pratos e acrescentar nutrientes.

Vegetais, verduras, azeite de oliva: só delícias saudáveis reunidas para você incrementar suas refeições e impressionar o paladar de todos com sabores diferenciados.

Ingredientes:

cenoura, aipo, radicchio, couve chinesa e pepino japonês fatiados a gosto
200 g de creme de ricota
suco de 1/2 limão
azeite de oliva a gosto
vinagre balsâmico a gosto
sal a gosto

Modo de preparo:

Em um recipiente, misture os vegetais fatiados com o suco de limão.
Tempere com sal a gosto.
Coloque o creme de ricota em uma tigela e regue generosamente com azeite.
Cubra com algumas gotas de vinagre balsâmico e uma pitada de sal.

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