Um peixe com sabores mediterrâneos na sua casa

Pratos com peixes e frutos do mar são a cara dos dias de verão: são leves, muito saudáveis e têm o poder de nos transportar para a praia mesmo estando na cidade. Quem também adora incluí-los no cardápio, desde aquela entrada despretensiosa até pratos principais elaborados e dignos de ocasiões especiais?

Ingrediente originário do Mediterrâneo e Oriente Médio, o pistache é consumido há milênios, tendo sido um dos alimentos preferidos dos nobres da região. Geralmente torrado e salgado, é comumente servido como aperitivo junto a outras castanhas. Suas diversas propriedades e nutrientes fazem com que também seja parte de diversas receitas, entre elas doces e pratos salgados.

Rica em gorduras monoinsaturadas, a oleaginosa auxilia o sistema cardiovascular no controle do colesterol e dos triglicérides. Possui alto teor de proteínas, vitaminas, como a B6, minerais, como potássio e magnésio, além de fibras e componentes antioxidantes. Mas cuidado: como todas as oleaginosas, tem alto valor calórico. Por isso, pode ser consumido diariamente, desde que em quantidades moderadas.

O sabor delicado, adocicado e a coloração esverdeada do ingrediente dá sofisticação a diversos pratos, como o de peixe com pesto de pistache que vamos ensinar a preparar. O ingrediente confere textura, crocância e um sabor inconfundível em crostas que cobrem pratos com peixe.

A dica é servir o peixe com pesto de pistache com saladas, vegetais assados e arroz para uma refeição saudável, nutritiva e muito gostosa com sabores mediterrâneos. Afinal, com um cardápio assim, qualquer almoço ou jantar fica muito especial.

Ingredientes:

4 postas grandes de cação
1 xícara de folhas de manjericão fresco limpo e seco
1 xícara de folhas de salsinha
3/4 de xícara de azeite
1 xícara de pistache descascado, grosseiramente moído no processador ou liquidificador
1 dente de alho descascado e esmagado
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Tempere as postas de peixe com sal e pimenta e pincele azeite dos dois lados.
Coloque no processador o azeite restante, o pistache, o alho, as folhas de manjericão e a salsinha e bata, pulsando, até formar uma pasta como um pesto grosso, sem desmanchar os pedaços do pistache.
Tempere com sal e pimenta a gosto e reserve.
Em uma frigideira grande antiaderente, sele o peixe deixando dois ou três minutos de cada lado.
Retire do fogo e reserve.
Faça uma camada grossa de pesto e pistache dos lados de cada posta de peixe, apertando levemente para fixar.
Pincele com azeite uma assadeira grande.
Leve a assadeira ao forno preaquecido a 200°C e asse o peixe até dourar levemente a superfície.
A parte interna do peixe deve estar branca e firme.
Sirva quente.

Rendimento: 2 porções
Tempo de preparo: 40 minutos

Deixe uma resposta