Um coquetel de café e cachaça para energizar o seu dia

Uma verdadeira paixão nacional. O brasileiro não vive sem seu cafezinho de todo dia – e não é um só. Em média, tomamos 839 xícaras de café por dia, o que resulta em um consumo de mais de duas xícaras diárias. Por essa razão, em 2019 o Brasil ultrapassou os Estados Unidos, segundo levantamento da Euromonitor Internacional, e se consolidou como o maior consumidor mundial da bebida proveniente dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.

Dados da Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) revelam que o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água. Além de estimulante, tem diversos benefícios para a saúde, desde que respeitado o limite de três a quatro xícaras por dia. O grão tem propriedades que auxiliam no aumento da memória, da capacidade mental, do bem-estar e da concentração, além de ajudar a reduzir as chances de sofrer de Alzheimer e Parkinson, entre outros benefícios.

A cada dia mais consumidores descobrem e se encantam pelo sabor e pelos atributos de diferentes cafés. O consumo de cafés especiais vem aumentando e, por isso, muitos começaram a se interessar e saber identificar características, como aroma, corpo, acidez, sabor e doçura.

Com um público cada vez mais exigente, o café ganha terreno em harmonizações com comidas e também como ingrediente de receitas de doces, salgados e coquetéis.

Como ingrediente de bebidas, o café é versátil e combina com quase tudo. Por ter sabor marcante, fica em evidência nas composições. Por isso, é fundamental equilibrar sabores no momento do preparo. Os drinks de café são tendência e prometem surpreender o paladar ao combinar o sabor característico desses grãos com outras bebidas.

A aguardente de cana-de-açúcar é tradicionalmente brasileira e tem até denominação de origem: somente o destilado produzido no país pode ser chamado de cachaça. Ela deve obrigatoriamente ter teor alcoólico entre 38 e 48%.

O Café Brasileiro é um drink que une essas duas delícias que tanto agradam os brasileiros em uma apresentação de encher os olhos. E ainda combina perfeitamente com momentos especiais nos dias de temperatura mais amena de outono.

Para o creme de baunilha
60ml de creme de leite
5ml de extrato de baunilha

Para o Café Brasileiro
45ml de cachaça
15ml de licor de cacau
75ml de café preto quente
15ml de xarope simples (açúcar + água na mesma proporção)
60ml de creme de baunilha

Modo de preparo do creme de baunilha:
1. Misture os ingredientes em uma coqueteleira e agite vigorosamente por 20 segundos.
2. Mantenha refrigerado se não for usar imediatamente.

Modo de preparo do Café Brasileiro:
1. Em um copo ou caneca de café, misture a cachaça, o licor de cacau, o xarope simples e o café.
2. Lentamente, coloque o creme de baunilha no topo da bebida e sirva.

Rendimento: 1 copo

Deixe uma resposta