Tzatziki: sabor refrescante de menta para sua salada

Nos dias quentes, ter uma alimentação ao mesmo tempo leve, nutritiva e refrescante é fundamental. Por serem compostas por alimentos com alto teor de água, fibras e nutrientes como vitaminas e sais minerais, as saladas são ideais para consumo nos meses de calor.

Ricas em fibras, elas ajudam no bom funcionamento do intestino. Suas vitaminas e sais minerais ajudam o organismo a funcionar melhor e colaboram com a manutenção da saúde.

Para montar uma salada completa, combine folhas, alimentos crus, grãos, sementes e leguminosas. Simples ou mais elaboradas, elas podem até se tornar uma refeição completa.

Se você procura uma opção diferente de molho para turbinar a sua, temos uma ótima dica: a tzatziki, uma pasta de iogurte e pepino típica da culinária da Grécia e da Turquia. Refrescante, ela dá uma nova camada de sabor à sua salada. Para prepará-la, separe algumas folhas frescas de menta do vasinho da sua horta.

A menta (Mentha spicata) tem sabor suave, folhas largas e é ideal para ser usada como tempero. Possui mentol, substância que transmite uma sensação de refrescância. Ela é da mesma família da hortelã (Mentha piperita), que tem sabor mais forte e ardido e é geralmente utilizada em cremes dentais. Ambas crescem com facilidade em vasos e se multiplicam rapidamente. Para manter seu sabor, evite aquecê-las e utilize sempre no final do preparo dos alimentos ou bebidas.

A tzatziki também pode ser consumida como entrada, com pães e torradas, ou como acompanhamento de pratos com peixe e frango.

Ingredientes:

1 xícara de iogurte grego
½ pepino japonês picado
5 ramos de salsa fresca cortada em fatias finas
2 colheres de sopa de endro fresco picado
2 dentes de alho picados
5 colheres de sopa de folhas de menta
2 cebolinhas cortadas em fatias finas
1 colher de sopa de cebola cortada em fatias finas
½ colher de chá de pimenta do reino
½ colher de chá de sal marinho

Modo de preparo:

Em uma tigela pequena, misture tudo com uma colher.
Sirva com pão árabe tostado.

Deixe uma resposta