Trocas que valem a pena: bolinho assado de arroz de couve-flor

Primavera é época de happy hours e encontros ao ar livre com os amigos para celebrar os dias quentes e floridos. E nada como petiscos para deixar as comemorações muito mais saborosas!

Os dias de verão vêm logo aí e ter uma alimentação equilibrada é fundamental. A boa notícia é que dá, sim, para fazer petiscos saudáveis, substituindo ingredientes por outros mais funcionais e deixando as frituras de lado. E o melhor: eles são fáceis de fazer e a gente jura que não perdem nada em sabor!

De textura delicada e tenra, a couve-flor é um alimento versátil, conhecido por fornecer uma grande quantidade de nutrientes e, ao mesmo tempo, ter poucas calorias. Ela é rica em vitaminas e minerais, é uma grande fonte de fibras e tem baixíssimo teor de gordura. Suas fibras ajudam a aumentar a sensação de saciedade e, por isso, ela pode ser uma aliada de quem quer perder peso.

Um truque low carb é ralar a couve-flor com um ralador ou processá-la no processador e utilizar para substituir o arroz tradicional nas refeições, já que ela tem muito menos carboidratos e calorias.

Falando em arroz e petiscos, como não lembrar de bolinho de arroz? Todo mundo ama essa iguaria tipicamente brasileira, um clássico da cozinha das avós.

Que tal, então, substituir o arroz do bolinho pelo arroz de couve-flor? O sabor fica bem parecido e você pode se deliciar nas reuniões sem comprometer sua dieta. Aprenda a fazer e convide os amigos para experimentar esse quitute. Até quem não é fit vai adorar!

Ingredientes:

1 couve-flor

2 ovos

1 xícara de queijo feta

1 xícara de ricota

3 dentes de alho picados

1 colher de chá de orégano fresco

¼ de xícara de azeite de oliva

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Lave a couve-flor em água fria e seque bem.

Usando um ralador de queijo, rale a couve-flor no ralo grosso.

Ou utilize um processador e bata usando a função pulsar até obter uma textura similar à do arroz.

Em uma frigideira, refogue a couve-flor ralada por cerca de 5 minutos.

Tempere com sal e pimenta.

Em um recipiente, junte a couve-flor, o queijo feta, a ricota, o alho, o orégano, os ovos (coloque 1 por vez) e tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto.

Misture até que fique uma massa homogênea.

Faça bolinhas e coloque-as em uma assadeira coberta com papel manteiga ou uma assadeira anti-aderente untada.

Asse em forno preaquecido a 180 graus por 30 minutos.

Sirva os bolinhos com o molho da sua preferência.

Deixe uma resposta