Técnica para preparar a melhor barriga de porco

A barriga de porco, também conhecida por pancetta (diminutivo de barriga, em italiano), é uma das partes mais saborosas, que consegue dar um toque diferenciado aos pratos. Além do sabor indescritíve03, é o tipo de ingrediente versátil que combina tanto com lanches leves, como espetinhos, sanduíches ou mesmo refeições mais completas, como o ramen.

Cada um tem o seu jeito para preparar e aqui vamos ensinar uma técnica para deixar a barriga de porco macia por dentro e com uma bordinha crocante por fora. Aprenda abaixo!

Barriga de porco:
Ingredientes: 1 bandeja de barriga de porco, Sal e pimenta-do-reino a gosto, Azeite de oliva extravirgem, Alecrim e tomilho a gosto

Modo de preparo: Tempere a carne com sal e pimenta-do-reino a gosto. Disponha os pedaços em uma assadeira deixando a pele virada para cima. Adicione as ervas frescas, cubra com papel alumínio (parte brilhante para dentro) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por aproximadamente 1h. Sele todos os lados da barriga de porco em uma frigideira bem quente, deixando o lado da pele por último para deixá-la mais crocante. Se desejar uma peça mais uniforme, coloque um peso para modelar.

Sanduíche de barriga de porco com salada de repolho:
Ingredientes: ½ repolho roxo, ½ repolho verde, 1 cenoura pequena, 1 limão siciliano, 1 xícara de maionese, 2 unidades de pão ciabatta, Pepino em conserva fatiado, Azeite de oliva extravirgem, Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo: Corte o repolho e a cenoura em fatias e leve para tostar na frigideira com um fio de azeite. Retire do fogo e tempere com sal, pimenta, maionese, suco e as raspas de limão siciliano. Passe um fio de azeite em cada fatia de pão e leve para aquecer na frigideira. Na base do pão, coloque fatias fininhas de barriga de porco (ainda quente) e uma generosa porção de salada de repolho. Finalize com fatias de pepino em conserva e pimenta moída na hora.

Espetinho de barriga de porco glaceada:
Ingredientes: 4 porções de barriga de porco, 6 colheres de sopa de molho shoyu, 4 colheres de sopa de molho de ostra, 1 colher de sopa de gengibre ralado, Suco de 2 limões sicilianos, 1 xícara de açúcar mascavo, 1 pepino japonês cortado em fatias, 1 pimenta vermelha (sem sementes) fatiada

Modo de preparo: Misture o molho shoyu, o molho de ostra, o gengibre, o suco de limão e açúcar mascavo em uma panela e aqueça, em fogo baixo, até derreter o açúcar. Retire o fogo, transfira para uma tigela e espere esfriar. Corte a barriga de porco em cubos de aproximadamente 5cm e misture com o conteúdo da tigela. Leve para marinar na geladeira por pelo menos 30 minutos. Forre uma assadeira com papel manteiga, disponha os cubos de carne e leve ao forno preaquecido a 200ºC por 20 minutos ou até dourar. O ponto é pegajoso e caramelizado. Use um descascador de legumes para cortar o pepino em tiras bem fininhas. Folheie cada tira em um espeto de madeira e deixe na geladeira. Na hora de servir, adicione um cubo de barriga de porco em cada espeto de pepino e sirva com o que sobrou do molho.

Deixe uma resposta