Tahine e Hummus: guia prático para a cozinha

Tudo que você precisa saber sobre o uso da tahine e do hummus (ou homus) na cozinha você encontra neste guia prático que preparamos. Vamos conhecer? Avance até o item 4 se você deseja só ver as receitas.

1. O que é tahine e hummus, (ou homus)?
Tahine é uma pasta de gergelim obtida exclusivamente de sementes de gergelim descascadas, tostadas e moídas. Já hummus, em árabe, significa grão-de-bico e nada mais. Porém, o hummus popularizou-se como uma receita, uma pasta feita à base do grão, suco de limão, sal, alho e o próprio tahine.

2. São originários de qual culinária?
Ambos são de origem árabe e bastante popularizados no Oriente Médio. Foram mencionados pela primeira vez em um livro de receitas árabe de hummus do século 13.

3. Quais as receitas mais conhecidas com eles?
A receita mais conhecida com tahine é o próprio hummus. Além disso, o Baba Ganoush, pasta de berinjela com tahine, e a Halva, doce típico também feito com tahine e açúcar derretido (que você encontra pronto no Zaffari e Bourbon sob o nome de Halawa), são outros dois pratos superfamosos da terras árabes.

4. Como podem ser utilizados?
Tanto a tahine quanto o hummus podem ser utilizados em receitas doces e salgadas. Eles fazem as vezes de molhos em várias receitas e, também, podem ser substitutos de pasta de amendoim ou creme de avelã em torradas, docinhos, tapioca e smoothies.

> Aplicações simples para a tahine:
• Vegetais crus: para um lanche rápido e saudável, corte alguns vegetais crus em tiras, como pepino e cenoura, e mergulhe-os na tahine misturada com um pouco de suco de limão, sal e pimenta-do-reino, o famoso “dip raw veggies”.
• Na torrada ou tapioca: para um café da manhã balanceado, ao invés de passar manteiga, ou geleia na torrada, passe uma camada da pasta de gergelim com mel ou agave. Já na tapioca, prepare a iguaria e depois recheie com banana, tahine e mel.
• Na sopa: para engrossar um pouco o caldo, acrescente aos poucos colheres de tahine.
• Na salada: use tahine como um tempero. Bata no liquidificador ½ xícara de tahine, ½ xícara de azeite de oliva, 2 colheres de chá de vinagre branco de maçã, 2 colheres de chá de suco de limão e 2 colheres de chá de gengibre ralado. Tempere as folhas verdes e outras saladas da sua preferência.
• Smoothies: experimente uma batida de banana com tahine; é encantadora. No liquidificador, misture uma banana congelada, uma colher de sopa rasa de tahine, uma xícara de leite e uma ou duas tâmaras sem caroço. Pode acrescentar uma pitada de canela se desejar. Bata bem e beba geladinho.
• Trufas, docinhos e bolos: a tahine pode compor a massa dessas receitas doces. Aprenda uma!

RECEITA DOCE COM TAHINE: DOCINHO DE TÂMARAS

– Bata no liquidificador 1 xícara de tâmaras sem caroço com ½ xícara de tahine, 2 colheres de óleo de coco e 2 pitadas de sal.
– Faça bolinhas formato de docinhos com a mistura.
– Mergulhe cada uma delas no chocolate derretido (você pode preparar no micro-ondas ou em banho-maria. Para ser mais saudável, utilize chocolate 70% cacau).

Importante: a tahine vendida nas nossas lojas vem em uma latinha. Se você não utilizar todo o conteúdo, o mesmo deve ser transferido para um vidro hermeticamente fechado e guardado na geladeira. Confira as instruções de validade na lata.

> Aplicações simples com hummus:
A pasta de hummus ainda não é vendida pronta por aqui. No entanto, você pode conferir a receita no nosso canal do You Tube clicando aqui. [LINK VÍDEO HUMMUS]
• Salada de massa: misture o preparo de hummus com um pouco de azeite de oliva e água até ele obter uma consistência de molho. Prepare sua salada de massa preferida (nossa sugestão é peito de frango com milho, ervilha e temperos verdes) e acrescente o molho de hummus.
• Molho para saladas: misture a pasta de hummus com iogurte grego e gostas de limão. Experimente, ajuste o tempero e adicione à sua salada favorita.
• Sanduíches e pizzas: use hummus para forrar a base do pão ou da pizza.
• Deviled Eggs: bata à mão 1/3 de xícara de suco de laranja, 2 colheres de sopa de hummus, 2 colheres de sopa de azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino. Retorne a mistura para as barquinhas de clara de ovo cozidas. Finalize com um tempero verde.
• Doces: o hummus é bastante usado como massa-base de algumas receitas doces ou como um molho doce para mergulhar “dip” snacks e guloseimas. Conheça uma!

RECEITA DOCE COM HUMMUS: COOKIES DOUGH

– No liquidificador, bata 1 caixinha de grão-de-bico cozido, ½ xícara de pasta de amendoim, 2 colheres de sopa de agave (ou mel) e 1 colher de chá de extrato de baunilha.
– Coloque a massa em uma tigela e misture lascas de chocolate. Aprecie assim ou transforme em biscoitos cookies cozinhando no forno elétrico por

Deixe uma resposta