Sobrou bolacha? Faça salame de chocolate e não desperdice nada

Sobraram bolachas aí na sua despensa? Nada de colocar as sobras fora: a dica é usá-las para fazer um delicioso salame de chocolate e aproveitar tudo. Com alguma criatividade, é possível combater o desperdício e ainda ter uma sobremesa bem especial para saborear em família.

Fácil e rápido de preparar, o doce nem precisa de forno e é tradicional na Itália e em Portugal, onde costuma fazer parte da mesa de celebrações como a Páscoa e o Natal. Aliás, é uma ótima sugestão para fazer em casa e presentear os amigos e familiares na data. Na Itália, é comum adicionar amêndoas ou pistaches torrados à receita, além de rum ou vinho Marsala, um vinho fortificado típico da Sicília. Assim, ela fica mais refinada e perfeita para ocasiões especiais.

Uma das vantagens dessa preparação é que ela é bem versátil, podendo ser feita trocando ou adicionando ingredientes. Existem versões com chocolate branco, brigadeiro e nozes, entre outras, para você que gosta de experimentações na cozinha testar na sua casa. Nossa versão leva amêndoas, uvas-passas e vinho do Porto, ingredientes que adicionam uma dose extra de refinamento à receita. Esse é o tipo de doce que traz lembranças da infância e é perfeito para comer acompanhado de um cafezinho. Por não precisar de forno, é ideal para chamar a criançada para colocar a mão na massa na hora do preparo – e na hora de comer também, é claro!

O cacau em pó dá sabor à receita. Já a manteiga é responsável pela estrutura e maciez, e os biscoitos deixam o salame muito mais crocante e ainda dão a aparência que lembra um salame de verdade. Pode ter certeza: o mais difícil nessa receita é esperar o tempo de gelar até a hora de comer.

Sabor intenso de chocolate com visual encantador: os pequenos vão adorar a brincadeira do salame que não é de carne – e os mais grandinhos vão amar saborear uma deliciosa sensação de nostalgia.

Ingredientes:

200 g de bolacha Maria picada
200 g de cacau em pó
150 g de açúcar
2 ovos
50 g de amêndoas grosseiramente picadas
50 g de uvas-passas
50 ml de vinho do Porto
100 g de manteiga

Modo de preparo:

Em uma tigela, amasse a manteiga com o vinho do Porto, o açúcar e o cacau em pó.
Junte os ovos um a um, amassando sempre.
Quebre as bolachas em pedaços pequenos e misture-as ao creme.
Junte também as amêndoas e as uvas-passas.
Depois que estiver bem misturado, enrole em formato de cilindro em papel vegetal ou alumínio.
Leve ao congelador por 2 horas.
Após esse tempo, guarde na prateleira mais fria da geladeira até a hora de servir.

Deixe uma resposta