Salada de frutas com frutas da estação: sobremesa que hidrata e refresca

Uma salada de frutas é sempre uma boa pedida de sobremesa quando recebemos muita gente em casa. Nos dias mais quentes, ela torna-se ainda melhor opção porque refresca e hidrata o organismo ao mesmo tempo em que alimenta de forma saudável.

Para esta temporada de Primavera-Verão, nossa sugestão é apostar nas frutas da estação para preparar uma deliciosa e geladinha salada de frutas. Aproveitar as frutas que estão na safra e, principalmente, as nacionais e locais, não é uma vantagem apenas para o bolso (visto que normalmente o custo delas é menor); mas também é um benefício ao paladar, uma vez que tais chegam à sua mesa mais frescas, nutritivas e saborosas. Quando os produtos são cultivados respeitando o seu período natural, eles captam melhor os nutrientes da terra.

Frutas da estação: outubro e novembro
Segundo a tabela de sazonalidade de frutas e verduras da CEAGESP (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), frutas que estão com safra média ou forte durante os meses de outubro e novembro e que são igualmente boas para saladas de frutas são:
• Melão amarelo,
• Banana (em especial a Nanica e a Prata),
• Abacaxi – Havaí, Pérola ou Da Terra (RS),
• Morango,
• Mamão (Hawaii ou Formosa),
• Maçã Nacional ou Estrangeira,
• Laranja e
• Carambola (em algumas regiões mais atrasadas).

Calda com cardamomo e fava de baunilha:
Há inúmeras formas de fazer a calda da salada de frutas; uma dica valiosa, porém, é adicionar cardamomo e fava de baunilha ao preparo, a fim de conferir ainda mais sabor.

Para uma porção de salada de frutas para 4 pessoas, você deve utilizar 500ml de água, 250g de açúcar, 2 unidades de cardamomo e 1 fava de baunilha. Coloque todos esses ingredientes na panela e cozinhe até ferver. Quando começar a ferver, baixe o fogo e não mexa. Então, desligue e coe a calda. Deixe esfriar por 15 minutos e acrescente-a às frutas picadas da sua preferência.

Essa foi uma dica do chef Felipe Sicca no #ReceitasZaffari.

Deixe uma resposta