Sabores que marcaram época para recriar em casa em até 30 minutos

Inúmeras foram as marcas e os doces que marcaram as gerações dos anos 80 e 90, incluindo até os nascidos no início dos anos 2000. Quem não lembra do famoso chocolate surpresa da Nestlé (que voltou às prateleiras em forma de ovo de chocolate em 2017) ou o chocolate da Turma da Mônica? Tinha ainda os guarda-chuvas de chocolate, as balas de banana e as balas Chita, os chicletes ping pong e os minichicletes, os chicletes Band Aid, as balas Fizz, as dadinho e as soft. Naquele período, também, muitas barrinhas de chocolate foram lançadas, como o Batom, o Stikadinho, o Refeição e o Milkbar – muitas delas que seguimos encontrando nos supermercados ou, até, sob outro nome, como o Milkbar que virou Lollo. Na década de 80 também, a Nestlé lançou o Chandelle, que faz sucesso até hoje. Um pouco antes disso tudo, a partir dos anos 70, com a entrada da Danone no mercado brasileiro, o país viu crescer o consumo do famoso petit suisse (lançado aqui em 1973), o qual é adorado pela garotada de diferentes gerações há décadas.

Neste mês de outubro, destinado às crianças, que tal voltarmos a ser criança recriando alguns desses sabores da infância? Ou, quem sabe, apresentar aos filhos e netos os sabores da infância existentes na nossa época?

Listamos 4 receitas caseiras de alguns clássicos das prateleiras que marcaram épocas para você recriar em casa.

Stikadinho Caseiro
Para preparar uma travessa, bata no liquidificador 1 lata de leite condensado, 1 pote de iogurte natural e 1 pacotinho de suco de morango em pó. Derreta em banho-maria uma barra de chocolate meio amargo com 1 caixa de creme de leite. Faça duas camadas no recipiente, colocando por primeiro o creme de morango e por cima o chocolate. Leve à geladeira durante cerca de 3 horas e delicie-se sem moderação!

Uma dica que, além de bonita, facilita a degustação é montar a sobremesa em potinhos individuais.

Danoninho Caseiro
Em uma panela, aqueça ½ litro de leite integral. Quando ferver, desligue e dilua dois pacotes de gelatina sabor morango junto. Leve a mistura ao liquidificador e bata com a outra metade do litro de leite, 1 copo de iogurte natural integral, 1 caixa de creme de leite e 1 caixa de leite condensado. Bata bem até obter um creme homogêneo. Colocar em uma travessa e levar à geladeira por 3 horas.

Bala de banana
Para preparar essas adoráveis balinhas, você precisará de: 1 kg de banana
2 colheres de (sopa) de suco de limão, 800 g de açúcar e manteiga para untar.
Descasque e corte as bananas em fatias finas. Leve ao fogo baixo com o açúcar e o suco de lima e cozinhe, mexendo, até aparecer o fundo da panela (similar ao brigadeiro). Então, coloque em um prato untado com manteiga, deixe esfriar, molde as balas e enrole em papel celofane. Fácil, não?

Chandelle Caseiro
Em uma panela, ferva 1 litro de leite, 1 lata de leite condensado e 9 colheres de chocolate em pó. Enquanto isso, em um copo, dissolva 4 colheres de amido em um pouco de leite frio e, quando o conteúdo da panela levantar fervura, acrescente o amido dissolvido nele, mexendo sempre até engrossar. Espere esfriar e leve esse creme ao liquidificador com mais 1 lata de creme de leite. Ao formar uma pasta homogênea, coloque em uma travessa e deixe resfriar na geladeira por 4 horas.

Enquanto prepara, ouça nossa playlist!

Deixe uma resposta