Risoto de linguiça pronto em poucos minutos na panela de pressão

Você provavelmente já deve ter ouvido que, ao cozinhar com vinho, uma das melhores coisas a fazer é escolher um vinho que você também bebe e aprecia – não apenas para tomar um gole enquanto cozinha, mas também para transmitir os sabores que você adora ao prato.

Quem cozinha todo santo dia sabe o quanto precisamos ser criativos mesmo em momentos (muitos momentos!) em que não estamos nem um pouco com vontade. Por isso, receitas rápidas, bem temperadinhas (alho-poró, salsão picado, pimenta e manjericão) preparadas em uma panela e com ingredientes simples fazem tanto sucesso nessas horas.

Quer uma receita que una todas essas características e que tranquilamente pode ser preparada em uma noite fria para aquecer o corpo? O risoto de linguiça na panela de pressão é delicioso, fica pronto em 3 minutos assim que a panela começa a chiar e não fica devendo em nada para a versão feita da forma mais tradicional.

Ingredientes:

1 xícaras de chá de arroz arbóreo
2 xícaras de chá de água
200 g de linguiça calabresa
46 ml de vinho branco
1/2 cebola picada
1/2 talo de alho-poró picado
1/2 talo de salsão picado
1/2 cenoura ralada
azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
46 g de queijo parmesão ralado
1 colher de sopa de manteiga
folhas de manjericão

Modo de preparo:

Na panela de pressão, despeje o azeite e refogue a cebola. Adicione a calabresa picada, o salsão, o alho-poró, a cenoura e refogue alguns minutos.
Acrescente o arroz arbóreo, misture bem, despeje o vinho branco e deixe secar.
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Despeje a água. Tampe a panela e conte 3 minutos após pegar a pressão.
Passado esse tempo, retire a pressão da panela e abra. Acrescente o parmesão, a manteiga, as folhas de manjericão e um fio de azeite. Misture bem.
Sirva a seguir.

Tempo de preparo: 20 minutos
Rendimento: 2 pessoas

Deixe uma resposta