Receitas para celebrar o Dia dos Namorados em casa

Nada mais íntimo do que fazer um jantar romântico para a pessoa amada. Você demonstra atenção ao montar o cardápio de acordo com os ingredientes que ela mais gosta, carinho no preparo e ainda pode aproveitar a tranquilidade de casa para bater aquele papo sem pressa. É ou não é a celebração perfeita para o Dia dos Namorados? Para sair do padrão e surpreender na data, selecionamos pratos e sobremesas do Receitas Zaffari com belas apresentações e receitas do Zaffari Drinks para aquele brinde especial repleto de amor.

Para saborear

Atum em crosta de especiarias
Misture 2 colheres de chá de pimenta do reino, 1 colher de chá de coentro em grãos, 2 colheres de sopa de gergelim branco, 2 colheres de sopa de gergelim preto, 1 colher de cafezinho de cominho. Esmague bem. Coloque o filé de atum (lombo de 500g) em uma superfície plana e tempere com sal. Envolva na mistura de especiarias. Aqueça uma frigideira antiaderente e pincele com azeite de oliva. Coloque o atum para grelhar por apenas 1 minuto de cada lado. Para preparar o molho, misture 2 colheres de sopa de suco de limão siciliano, 4 colheres de sopa de shoyu e 2 colheres de sopa de mel. Espalhe um pouco do molho por cima das fatias de atum.

Nhoque de espinafre
Para o molho, coloque 200g de tomates cereja, 10 cebolinhas pequenas (de conserva), 5 dentes de alho, 10 raminhos de orégano fresco, azeite de oliva, sal e pimenta-do-reino a gosto em uma forma e asse a 200ºC por 30 minutos. Amasse com a ajuda de um garfo 1 kg de batatas rosa (cozidas e sem casca) e 1 xícara de espinafre (cozido). Misture 4 gemas, 300g de farinha e amasse até ficar homogênea. Caso seja necessário, acrescente mais farinha (a massa deve estar desgrudando das mãos, mas continuar bem macia. Abra rolinhos da massa e corte com pedaços de aproximadamente 2cm. Cozinhe em água fervente por 8 minutos. Para servir, salteie em uma frigideira bem quente uma concha de molho e 3 a 4 colheres de sopa de nhoques cozidos. Sirva em seguida.

Magret de pato com legumes
Faça cortes em losango na pele do magret cuidando para não cortar a carne. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Em uma frigideira de ferro bem aquecida, grelhe o magret com a pele virada para baixo até soltar a gordura (aproximadamente 5 minutos). Em seguida, vire e grelhe o outro lado por mais 5 minutos. Deixe o magret descansando fora da frigideira por 2 minutos. Enquanto isso, retire um pouco da gordura da frigideira e refogue 200 gramas de vagem holandesa e 100 gramas de #aspargos frescos. Se necessário, adicione mais sal. Corte o magret em fatias finas e coloque sobre a vagem e os aspargos. Sirva em seguida.

Salmão com crosta de parmesão
Coloque 600g de salmão (com pele e sem espinhas) em uma forma untada e pincele manteiga derretida. Tempere com sal e pimenta do reino a gosto. Em uma vasilha, misture 1 e 1/2 colheres de manteiga derretida, 1 xícara de parmesão ralado, 1 xícara de farinha de rosca, 1 colher de sopa de orégano fresco e raspas de limão siciliano até formar uma farofa leve. Cubra o salmão com a farofa e leve ao forno a 200ºC por aproximadamente 15 minutos. Se o forno tiver gratinador, deixe por mais 5 minutos para dourar.

Para adoçar

Tartalete de ganache com framboesa
Para a massa, misture 250g de farinha de trigo, 100g de açúcar, 1 gema e 100g de manteiga gelada cortada em cubos. Amasse com delicadeza até ficar homogêneo. Embrulhe em plástico filme e deixe descansar na geladeira por no mínimo 20 minutos. Depois, divida a massa em 8 partes e molde em forminhas com fundo removível, apertando bem para que fiquem fininhas. Leve ao forno por aproximadamente 10 minutos a 200°C. Deixe esfriar para desenformar. Para a cobertura, misture 400g de chocolate meio amargo derretido e 200ml de creme de leite. Com uma manga de confeitar, cubra as tortinhas com o chocolate e decore com framboesas e os raminhos de hortelã.

Merengue com Morangos (Pavlova)
Bata 4 claras em velocidade média e, assim que firmarem, adicione 8 colheres (sopa) de açúcar aos poucos, batendo sem parar. Distribua em uma assadeira forrada com papel manteiga e asse em forno baixo por cerca de 1h. Deixe esfriar dentro do forno e reserve. Com a ajuda de um batedor de arame, bata 1 e ½ xícaras de creme de leite gelado até ficar firme. Então acrescente 1 colher (chá) de essência de baunilha e 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro, batendo até que a mistura fique homogênea. Reserve. Misture 200g de morango picado com 1 colher (sopa) de açúcar e deixe descansar. Na hora de servir, acomode uma unidade do merengue em pratos individuais, cubra com uma colherada generosa de chantilly e finalize com duas colheradas dos morangos. Repita as camadas e decore a última com uma colherada de chantilly e um morango cortado em quatro pedaços.

Peras com chocolate
Descasque 4 peras e deixe em uma tigela com água e suco de limão para que elas não escureçam. Em uma panela com água suficiente para cobrir as peras, misture 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de café de cardomomo e 2 unidades de anis estrelado. Cozinhe até que fiquem macias. Em uma panela, coloque 170 ml de leite, 2 colheres de sopa de creme de leite fresco. Misture bem, sem deixar ferver. Adicione 200g de chocolate meio amargo derretido e mexa. Desligue o fogo e adicione 2 colheres de sopa de manteiga, mexendo sempre, até ficar homogêneo. Sirva as peras com a calda de chocolate.

Para brindar

Strawberry Proposal
Coloque 6 morangos picados, 1 xícara de açúcar e 1/2 xícara de água em uma panela e deixe ferver por 5 minutos. Passe por um coador fino e deixe esfriar. Após, sirva 1 dose em uma taça de Martini com gelo, acrescente 1 dose de rum Malibu e complete com espumante brut. Decore com morangos cortados e flores brancas.

Bee Mine
Em uma taça, adicione ½ dose de vodka, 1 colher de chá de mel e 1/4 dose de suco de limão. Mexa com uma colher de cabo longo até que fiquem bem misturados. Complete com espumante rosé brut bem gelada.

Holiday Punch
Em uma taça de vinho, intercale camadas de gelo, framboesa e raminhos de tomilho. Adicione 1 dose de vodka (60ml) e complete com Sidra Rekorderlig de Morango-Limão.

Para embalar

O amor em forma de versos em uma playlist dedicada do Dia dos Namorados.

Para presentear

Flores e seus significados – saiba qual escolher neste Dia dos Namorados.

*Beba com moderação.

Deixe uma resposta