Receitas de pudim para fugir do tradicional

Pudim de Iogurte
Esta receite foi divulgada na edição 78 da Revista Estilo Zaffari e é uma criação da chef Elisa Prenna, do restaurante Chicafundó, de Porto Alegre. Ela chamou de Cremoso de Iogurte com Calda de Compota de Jabuticaba, mas é praticamente um pudim pelo formato e cremosidade.


Confira a receita

Pudim Gelado
Além de ser uma receita capaz de agradar adultos e crianças (pois parece um sorvete), é excelente para os dias quentes que se aproximam.


– Em uma panela, cozinhe 4 gemas, 1 lata de leite condensado e 3 latas de leite integral.
– Quando estiver parecendo um creme firme, desligue e deixe esfriar.
– Então, acrescente 1 creme de leite e 4 claras batidas em neve (sem açúcar).
– Caramelize a forma do pudim da maneira tradicional, com açúcar, ou com uma calda de chocolate (dissolver 3 colheres de achocolatado em um pouco de água).
– Espalhe o caramelo ou a calda de chocolate pela forma e adicione a mistura do pudim.
– Leve ao congelador por 8 horas.

Pudim de Leite Condensado no Potinho
Inspirado no pudim inesquecível do Dado Bier, outro dos restaurantes tradicionais de Porto Alegre, esse pudim de leite condensando é tão compacto e sem furinhos que vai fazer qualquer degustador desejar mais de um potinho. Mas atenção à quantidade de calorias!

Pudim de Doce de Leite
Tão bom quanto o pudim de leite condensado é este pudim com o doce típico do Uruguai. Ele fica maçudo e bem consistente.

Pudim de Chia
Se os pudins de leite condensado e doce de leite vêm para colocar os índices da glicose lá em cima, o pudim de chia contra-ataca: comer doce e ser saudável ao mesmo tempo é possível sim.

Pudim de Claras
Sabe as claras que sobraram do pudim de leite condensado? Agora é a hora de usá-las para esta receita.


– Bata 6 claras com 10 colheres de sopa de açúcar no liquidificador até originar as claras em neve. Reserve.
– Caramelize a forma do pudim utilizando 8 colheres de sopa de açúcar.
– Coloque as claras em neve na forma do pudim e tampe.
– Aqueça uma panela grande com água e coloque a forma do pudim dentro para cozinhar em banho maria por cerca de 30 minutos. Mantenha a panela também tampada.
– Quanto terminar de cozinhar, retire a forma do pudim e deixe esfriar antes de levar à geladeira.
– Desenforme somente no dia seguinte.
– Faça um creme para cobrir o pudim: misture 3 gemas, 3 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de amido de milho, ½ litro de leite e 1 colher de chá de açúcar de baunilha à mão, com todos os ingredientes frios. Cubra o pudim depois de desenformado e, se quiser, acrescente ameixas secas para decorar. Adicione também a calda caramelizada.

Pudim Cremoso de Brigadeiro
É praticamente um “Brigadeirão”, daqueles que só de olhar deixa a gente com vontade de comer o prato inteiro. Esta receita que compartilhamos é da Nestlé.

Pudim de Leite Ninho
Leite ninho com creme de avelã: tem combinação mais irresistível? Se tem, ainda não descobrimos. Adoramos esta receita do Tastemade Brasil, porque ela é supersimples (é só bater tudo no liquidificador!).

Pudim de Maria-Mole
O clássico é na cor branca, mas comprando maria-mole cor de rosa a apresentação fica ainda mais linda.


– Dissolva 1 caixa de maria-mole em ¾ de xícara de água fervendo.
– No liquidificador, bata 1 lata de leite condensado, 1 lata de creme de leite e 1 lata de leite com a maria-mole dissolvida.
– Caramelize a forma do pudim e acrescente o conteúdo.
– Leve à geladeira por cerca de 3 horas.
– Desenforme e sirva.

Pudim Sem Forno
Tem de prestígio, de maracujá, de morango. São vários os sabores e versões divulgados por aí. Mas tem um em particular que faz sucesso no You Tube e já foi, inclusive, reproduzido pela maior youtuber de gastronomia do Brasil, a Dani Noce. O Pudim de Prestígio Sem Forno e Sem Ovos do canal “Menino Prendado” é superfácil e rápido de fazer. Por isso, compartilhamos com vocês aqui também. Afinal, se é bom e prático, nossos clientes merecem conhecer!

Pudim de Laranja
A laranja é uma das frutas mais versáteis no Brasil (e também a mais consumida). Vai bem em sucos, bolos, receitas salgadas, drinks e por que não em um pudim?


– Bater no liquidificador: 1 litro de suco de laranja caseiro, 4 ovos, 1 copo de leite, 2 xícaras de açúcar e 5 colheres (sopa) de farinha de trigo.
– Depois, levar ao fogo baixo para cozinhar até transformar em um creme.
– Caramelizar a forma de pudim com 2 xícaras de açúcar e colocar o creme cozido dentro.
– Levar à geladeira e desenformar só no dia seguinte.

Deixe uma resposta