Presentear com frutas secas ou oleaginosas tem um significado especial

Talvez você nunca tenha pensado em presentear alguém com frutas secas e oleaginosas, a não ser ao compor uma linda cesta de comidas. Porém, a verdade é que esses singelos alimentos podem representar muito mais para os seus laços afetivos e relacionamentos do que um outro presente qualquer.

Além de serem itens obrigatórios nas receitas natalinas, na Roma Antiga, era tradição presentear parentes e amigos com tais itens, a fim de desejar sorte, prosperidade e fartura. Mais do que simples alimentos das festas de fim de ano, representam, portanto, os desejos para o futuro. E, por isso, continuamos colocando-os até hoje na mesa de Natal.

Cada um dos frutos tinha um significado particular para os romanos: as avelãs, por exemplo, evitavam a pobreza e a fome; as nozes representavam abundância e prosperidade; enquanto as amêndoas protegiam as pessoas dos excessos das bebidas. Conheça alguns outros significados!

Pistache

Um copinho de café cheio de pistache é a porção ideal para oferecer a alguém quando você quer demonstrar sofisticação e desejar boa sorte. De origem asiática, essa oleaginosa era alimento proibido aos plebeus, como decretou a rainha Sheba, da Assíria, em 6.750 a.C. Por isso, tornou-se um aperitivo para poucos, símbolo da nobreza e, logo, de sofisticação. Outra lenda atrelada à noz conta que os casais enamorados costumavam ir para debaixo das árvores de pistache à noite para ouvir os estalos das cascas abrindo. Aqueles que ouvissem os estalos teriam sorte o ano inteiro.

Nozes

Além de representarem abundância e prosperidade, oferecer um punhado de nozes a alguém significa que você está desejando saúde para essa pessoa. Isso porque as nozes contêm propriedades nutricionais que contribuem para combater enfermidades cardiovasculares e doenças cutâneas, além de seu óleo apresentar excelentes resultados no uso estético. Esse substrato mantém a pele hidratada, ajudando a depurar as rugas finas e as linhas de expressão, rejuvenescendo o perfil.

Amêndoas

Estas iguarias são uma excelente lembrancinha para dar em uma festa de casamento. Entregue 5 amêndoas confeitadas em um saquinho e deseje saúde, felicidade, fertilidade, longevidade e riqueza àqueles que recebem.

Tâmaras

Quer transmitir força, ânimo e energia para alguém? As tâmaras são uma ótima escolha. Compre uma embalagem de tâmaras e presenteie a pessoa que você acha que precisa de mais disposição para enfrentar as tarefas diárias e para aqueles que precisam melhorar o bom-humor. Na sua essência, as propriedades nutricionais das tâmaras ajudam nesses dois aspectos.

Goji Berry

Chamado de Diamante Vermelho na China, o Goji Berry é usado há mais de 600 anos na medicina tradicional chinesa para curar a infertilidade masculina, como um afrodisíaco. Por isso, pense bem para quem você servirá uma porção de goji berries antes de fazê-lo!

Avelã

Dê uma embalagem de avelãs para quem você quer brindar com abundância, sabedoria, paciência, justiça, proteção e reconciliação. Cada uma dessas crenças é proveniente de um povo.

Para os celtas, a história fala sobre 5 correntes de água rodeadas por 9 aveleiras. Quem bebesse dos 5 córregos adquiria o conhecimento pleno. Tanto é que um dos reis míticos dos celtas se chamava Mac Guill, o filho da aveleira. Ainda na Idade Média, a poetisa e escritora Hadewijch de Amberes tornou a avelã um símbolo de paciência para os cristãos através de uma metáfora. Já na Inglaterra do século XVIII, um ramo de aveleira em forma de Y determinava se a pessoa era culpada ou inocente de um crime e, por isso, atrelada à justiça.

Aos gregos, por sua vez, as avelãs significam reconciliação. Reza a lenda que Hermes (Mercúrio) reconciliou duas serpentes atirando-lhes o bastão de Apolo (feito de madeira de aveleira). Por fim, aos nossos mais longínquos antepassados, esse mesmo bastão da aveleira servia para guiar e proteger os caminhantes contra assaltantes, bem como guiar o caminho por onde deveriam passar.

Deixe uma resposta