Por dentro da gastronomia da Toscana, região de Andrea Bocelli

Assim que Andrea Bocelli confirmou sua passagem pelo Brasil em turnê inédita na capital gaúcha, iniciaram as imersões ao universo do tenor. Como é bom relembrar os sucessos, conhecer o que há de novo, deslumbrando-se neste repertório único. Sem dúvida, é uma voz que encanta e convida a um passeio pela Itália, mais especificamente, à Toscana, sua região de origem. Se você já foi, pode recordar. Se ainda não visitou, provavelmente vai planejar o roteiro para conhecer esse destino apaixonante.

E como falar da Toscana sem mencionar a elegante e tradicional gastronomia de inspiração camponesa, baseada em ingredientes frescos e genuínos? E o melhor de tudo, é possível reproduzir alguns sabores para vivenciar uma belíssima noite italiana sem sair de casa. Vamos conhecer o que tem de mais típico por lá?

Um ingrediente indispensável à mesa toscana é o azeite de oliva extra virgem, utilizado em praticamente todas as receitas. Combinação mais do que perfeita, é o azeite com o pão toscano. Ele não tem sal, mas está longe de ser insípido. Sua especial fermentação natural forma uma crosta crocante com interior macio que justifica totalmente o seu consumo do café da manhã ao jantar.

Os famosos embutidos, com destaque especial para o Prosciutto Toscano DOP – Denominaçao de Origem Protegida – que é produzido apenas no território toscano e envelhecido por, no mínimo, 12 meses. O queijo é o pecorino, feito com leite de ovelha, que, em italiano, significa pecora.

Outro clássico da culinária toscana é o Pappa al Pomodoro, uma refeição que aquece a alma e perdoa qualquer stress que surgiu durante o dia.

Já ouviu falar em Fior di Zucca? Na Toscana, a flor da abobrinha é muito utilizada na culinária. A versão street food é servida frita e enrolada em papel. Já nos restaurantes mais refinados, a flor pode ser recheada com mozarela de búfala, anchovas e até Pappa al Pomodoro. Simplesmente divino!

Para encerrar a refeição, os toscanos degustam cantucci, biscoitos de anis com amêndoas, embebidos em um cálice de Vin Santo (vinho doce feito de uvas secas ao sol).

Falando em vinho, a Toscana é uma das regiões vinícolas mais importantes da Itália, conquistando consumidores de todo mundo. São mais de 7 mil vinhedos! A região é caracterizada pelos vinhos tintos feitos a partir da uva Sangiovese e o Chianti é o mais famoso de todos. Se você quer saber mais sobre vinhos, clique para ver uma matéria especial da Revista Estilo sobre a bebida.

Depois desse pequeno apanhado sobre a gastronomia da Toscana, você pode buscar as opções importadas nas lojas Zaffari e Bourbon e deliciar-se com os sabores italianos.

Fonte: blog Viva Toscana

Deixe uma resposta