Ponche de frutas é a bebida prática para receber bem na praia

Parece um clericot, uma sangria ou até mesmo uma salada de frutas; mas não é. É chamado de ponche (ou punch, do inglês). Criado nos anos 1600, possivelmente pelos comerciantes ingleses que, ao ficarem sem vinho nas viagens, resolveram inventar um vinho artificial a partir de destilados – em especial, do rum -, adicionando acidez (o limão), água e açúcar à bebida, o ponche caiu nas graças dos brasileiros nos anos 1970. Aqui no país, no entanto, surgiu como uma bebida fria (diferente de muitos países do mundo onde é consumido quente). Bastante rico em combinações e sabores, pode ser preparado com a variedade de frutas que você desejar e com inúmeros tipos de bebidas alcoólicas, como vinho, rum, espumante e licores ou – até mesmo – sem álcool nas versões mais saudáveis e modernas. No Brasil, a receita ficou famosa com o uso de espumante, mas com o retorno do rum ao cenário dos bares e casas noturnas, quem sabe o preparo não volta às origens, não é mesmo? Em 2019, as receitas coloridas, nostálgicas e inspiradas em aromas e sabores globais são as grandes tendências.

Para este verão, portanto, nossa dica é apostar no ponche de frutas à moda antiga, que reaparece com força, tem frescor e beleza estética. Ele é excelente para receber bem amigos ou familiares na praia, pois faz as vezes de um drink de boas-vindas e também pode ser bebido ao longo de uma confraternização mais longa. A receita é facílima: é só misturar todos os ingredientes e deixar à disposição dos convidados; e tem a versão sem álcool para as crianças ou adultos que não bebem. Vamos conhecer a nossa dica de preparo?

Ingredientes:
• 2 laranjas (usamos as do céu que são mais doces)
• 2 limas ou limões sicilianos
• 1 bandeja de amoras (pode ser framboesa também)
• 1 bandeja de morangos
• 1L de suco de laranja
• 1 lata de soda
• 1 garrafa de espumante rosé (moscatel ou brut, dependendo do seu gosto)
• Gelo

– Lave bem todos os ingredientes e corte-os (as laranjas e os limões em rodelas finas, mantendo a casca; os morangos ao meio e as amoras mantenha inteiras).
– Se você não tiver uma poncheira à moda antiga em casa, pode usar uma tigela de vidro mais funda para fazer a montagem.
– Monte camadas com os ingredientes dentro do recipiente e, depois, adicione as bebidas e bastante gelo.
– Sirva em taças ou xícaras.

Para fazer a versão sem álcool, não acrescente o espumante.

#Dicas: nunca pique as frutas muito pequenas, senão parecerá uma salada de frutas. O ácido/cítrico do limão é parte fundamental da composição de um ponche, jamais o substitua.

Deixe uma resposta