Platters: tábuas de queijos e frios para abrir o apetite


A chegada dos dias de temperaturas mais quentes combina com petiscos e aperitivos para compartilhar e abrir o apetite. Uma ótima opção para as reuniões de primavera são as platters – as já conhecidas tábuas de queijos e frios, que chegam repaginadas para ser a estrela das junções de primavera.

Criadas na Oceania, elas estão fazendo sucesso em vários países e, mais recentemente, aqui no Brasil. A proposta é ter variedade de petiscos para compartir e apreciar bons momentos enquanto degusta bebidas geladas.

Que tipos de alimentos compõem uma platter?
Queijos, embutidos, frios, pães, geleias, vegetais, frutas: tudo isso costuma fazer parte das platters. Montadas em tábuas com apresentação visual refinada, são ideais para ocasiões com pequeno número de participantes. Os alimentos devem estar acessíveis a todos e, no caso de eventos maiores, podem ser dispostos em uma mesa grande.

Não se preocupe, pois não é necessário muito tempo na cozinha para preparar: a maior parte dos ingredientes já são prontos. Assim, você pode focar na montagem e na harmonização. De opções mais simples às mais sofisticadas, a escolha é sua. O importante é que elas atendam ao gosto e às preferências alimentares dos convidados.

Dicas para montar a sua platter

– Queijos: escolha de três a cinco variedades de queijos. Misture opções com diferentes texturas, dos mais macios aos mais duros e envelhecidos. Também é interessante mesclar queijos feitos com diferentes leites, como de vaca, ovelha e cabra. Cerca de 85 gramas de queijo são suficientes por pessoa. Disponha cada tipo em um formato diferente: em cubos, fatiados, enrolados ou como a criatividade mandar. Os queijos ficam melhores em temperatura ambiente, então retire da geladeira no mínimo 30 minutos antes de servir.

– Frios e embutidos: selecione no mínimo duas variedades de embutidos, como salame, copa ou presunto cru. Disponha dobrados, em pilhas ou montinhos.

– Pães e biscoitos: de duas a três variedades da sua preferência, como baguete, pão pita e cream cracker, são suficientes para compor com os demais ingredientes.

– Frutas e nozes: aqui cabem tanto frutas frescas da estação, como uvas e morangos, quanto frutas secas, como damascos, figos e tâmaras. Agrupe-as e preencha os espaços da platter.

– Molhos, pastinhas e patês: o ideal é ter de duas a três opções para passar nos pães e biscoitos.

– Vegetais e conservas: azeitonas, picles, ovos de codorna, alcachofra, aspargos e outras opções em conserva funcionam pela praticidade. Você também pode cortar os vegetais crus da sua preferência em palitos, como cenoura e pepino, ou dispô-los inteiros, no caso de vegetais pequenos, como tomatinhos e mini pimentões. Ficam ótimos para comer com os molhos.

– Doces: geleias, mel, bolos e brownies são boas ideias para quem não dispensa um docinho.

Como você pode perceber, a chave para uma platter incrível é a variedade. Não existe fórmula pronta: a dica é investir na combinação de sabores e texturas diferentes. Cremoso, crocante, fresco, em conserva, seco, salgado, doce. Tudo isso misturado em diferentes formas, tamanhos e cores. Aproveite para exercer sua criatividade e transforme qualquer momento em uma ocasião memorável.

Toques finais para servir bem
Guardanapos em abundância, ramequins, talheres e palitinhos de petiscos são necessários para comer essas pequenas porções de alimentos. Na hora de servir, empilhe seus pratos mais bonitos para compor a mesa. Pegadores, facas de queijo e colheres também devem ser utilizados.

Uma platter é capaz de transformar qualquer ocasião em um evento festivo. Utilize os ingredientes que mencionamos como sugestão, sempre adaptando ao que está na safra, ao que mais gosta ou até ao que já tem em casa. Se ela for a única refeição da ocasião, lembre-se de ficar atento à reposição dos itens.

A escolha da bebida

Para os dias de primavera, nossa sugestão são vinhos brancos frescos e frutados ou espumantes, que harmonizam bem com os ingredientes da platter.

Você também pode preparar opções de coqueteis em jarra do Zaffari Drinks. Clericot http://www2.zaffari.com.br/visualizar-receita/clericot-de-limoncello/, sangria http://www2.zaffari.com.br/visualizar-receita/sangria-tropical/e mojito http://www2.zaffari.com.br/visualizar-receita/mojito-tropical/ são sugestões deliciosas e muito práticas.
Como opção sem álcool, aposte nas águas saborizadas http://www2.zaffari.com.br/visualizar-receita/agua-saborizada/, que refrescam e ainda ajudam a compor uma linda mesa.

Ingredientes da platter:

queijo brie, queijo gruyere, queijo gouda, queijo gorgonzola, queijo emmental
salame, presunto parma e copa
pães, chips e bolachinhas
uvas verdes
damascos
tomatinhos coloridos
kiwi
cenoura
morangos
mirtilos
castanha-do-Pará
amêndoas torradas
folhas frescas de manjericão e hortelã

Deixe uma resposta