Pera com hibisco rende geleia vibrante e deliciosa

As flores de hibisco que você encontra nas prateleiras dos supermercados da rede Zaffari e Bourbon estão conquistando o protagonismo em preparos que vão além dos chás tradicionais, sejam eles frios ou quentes.

Além disso, a cor rosa-choque dessa planta já virou tendência em bolos, iogurtes e, claro, geleias, como esta que alia pera, hibisco e outros três ingredientes para fazer um doce delicioso e absolutamente lindo. É um doce que serve tanto para espalhar na torrada quanto como acompanhamento com tábuas de queijos ou para comer de colherada.

Além do característico tom vibrante, o hibisco ajuda a emagrecer, combate doenças do fígado, gripes e resfriados, regula a pressão arterial e retarda o envelhecimento da pele.

E para atingir o resultado esperado em termos de textura, use peras que estejam no ponto de maturação, nem maduras demais nem verdes.

Ingredientes:
20 g de flores de hibisco secas
120 ml de água fervente
900 g de pera (1250 g com casca)
180 g de açúcar
30 ml de suco de limão

Modo de preparo:
Coloque as flores de hibisco em água fervente por 10 minutos. Escorra, espremendo o máximo de líquido possível. Descarte as flores de hibisco, reservando o líquido.
Descasque e retire as sementes das peras. Corte em pedaços pequenos e misture com água de hibisco reservada, açúcar e suco de limão em uma panela grande e pesada. Leve para ferver em fogo alto, mexendo sempre. Assim que levantar fervura, reduza o fogo para médio e continue cozinhando por 10 minutos.
Esterilize dois potes de vidro de 400 g e suas respectivas tampas, fervendo-os em água por 5 minutos.
Transfira a geleia para os frascos, deixando 0,5 cm de espaço na parte superior. Certifique-se de que a geleia esteja embalada, passando uma faca ao redor dos frascos (por dentro) para remover quaisquer bolhas de ar. Feche bem e consuma em até 7 dias.
Sugestão: consuma com fatias de queijo minas frescal.

Tempo de preparo: 45 minutos
Rendimento: 700 g de geleia

Deixe uma resposta