Pasta de castanha-de-caju para acompanhar as principais refeições

 

Se você também é do time que se empenha para surpreender a família com pratos apetitosos (tão bonitos quanto gostosos), então pode comemorar que aqui vai um cardápio completo – do café da manhã ao jantar – para servir bem e com saúde. Sim, com um pouco de criatividade é possível preparar receitas saudáveis e maravilhosas para seguir o plano alimentar, até nos dias mais frios. Antes de continuar a leitura, conheça os grupos de alimentos que melhor podem compor os seus pratos no dia a dia. (http://www2.zaffari.com.br/ler-novidade/guia-alimentar-para-quem-quer-seguir-uma-alimentacao-mais-natural/)

Fontes de gorduras “do bem”, as oleaginosas proporcionam uma série de benefícios à saúde, quando inseridas regularmente na alimentação. E se você fugir do básico de consumo e preparar uma versão caseira de pasta de castanha-de-caju? Por conter zinco em sua composição, a castanha é fundamental para prevenir casos de anemia. As gorduras poli-insaturadas dessa oleaginosa reduzem os níveis de LDL (colesterol ruim) e elevam as taxas de HDL (colesterol bom). Ela ainda conta com um aminoácido chamado arginina, que melhora desempenho durante a prática de atividades físicas e a capacidade de recuperação no pós-treino.

Além de saudável, a pasta de castanha pode ser bem versátil na cozinha, já que combina tanto com pratos doces quanto salgados. Confira 4 receitas abaixo e veja mais dicas veganas para montar um prato equilibrado no link (http://ww4.zaffari.com.br/ler-novidade/dicas-veganas-para-montar-um-prato-equilibrado/)

COMO FAZER PASTA DE CASTANHA:
Hidratar as castanhas por 3 horas. Após, desprezar a água e triturar bem até virar um creme. Incluir óleo de coco ou azeite de oliva para facilitar o processo. Tempere conforme sua preferência.

DOCE: 3 xícaras de castanha-de-caju, 6 col. de sopa de xilitol, óleo de coco e temperos a gosto (cacau, canela etc.).

SALGADA: 3 xícaras de castanha-de-caju, azeite de oliva a gosto e temperos a gosto (alho, molho pesto, ervas, pimenta).

CAFÉ DA MANHÃ: PUDIM DE CHIA COM GELEIA DE BERGAMOTA

Ingredientes do pudim:
1 xícara de chia
1 xícara de leite de coco diluída em 1 xícara de água
1 dose de agave (60ml)
1 colher de chá de essência de baunilha

Modo de preparo do pudim: Coloque todos os ingredientes em um vidro com tampa, mexa bem para que a chia se misture com o leite de coco e deixe repousar na geladeira por no mínimo 12 horas.

Montagem: sirva uma porção de geleia de bergamota (https://youtu.be/Lkn2M51ly0c) ou de calda de frutas vermelhas (https://youtu.be/fYDkKNXXE1A) ou no fundo do pote. Complete com pudim de chia, pasta de castanha doce, granola e chips de coco para finalizar.

ALMOÇO: ESPAGUETE DE GRÃO-DE-BICO COM ESPINAFRE

Ingredientes:
80g de macarrão de grão-de bico (por porção)
2 xícaras de espinafre
1 cebola
2 dentes de alho
2 col. de chá páprica defumada
Sementes de girassol a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Azeite de oliva

Cozinhe o macarrão em água fervente. Em uma frigideira grande, refogue a cebola e o alho no azeite até dourar. Adicione o espinafre e refogue até murchar por completo. Acrescente o macarrão, a pasta de castanha salgada e misture até envolver no molho. Tempere com páprica, sal e pimenta-do-reino. Sirva e adicione um fio de azeite de oliva e semente de girassol a gosto.

LANCHE: MUFFIN DE CACAU

Ingredientes:
2 ovos
2 bananas maduras
2 colheres de sopa de óleo de coco ou abacate
1 colher de sopa de extrato de baunilha
1/4 colher de chá de sal marinho
1 xícara de pasta de castanha doce
1/2 xícara de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
3 colheres de sopa de chocolate amargo picado (para decorar)

Bata todos ingredientes no liquidificador até formar uma massa homogênea. Distribua em 12 forminhas de muffins previamente untadas com óleo de coco. Adicione uma colher de sobremesa de pasta de castanha no topo de cada muffin e, com a ajuda de um palito, faça redemoinhos para decorar. Adicione chocolate picado e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por cerca de 15 minutos. Espere esfriar antes de tirar das forminhas.

JANTAR: SALADA DE QUINOA

Ingredientes:
100g quinoa em grãos cozida
1 xícara de cenoura ralada
1 xícara de repolho roxo ralado
1 pimentão vermelho em cubinhos
1/4 xícara de cebola roxa em cubinhos
1/4 xícara de coentro fresco
1 colher de sopa de azeite de oliva
2 colheres de chá de gengibre
1 limão cortado em fatias grossas
Castanhas e sementes a gosto
Sal e pimenta-do-reino a gosto

Misturar todos os ingredientes e temperar com o creme de castanhas salgado. Comer junto com folhas verdes e uma fatia de limão.

Deixe uma resposta