Panqueca de carne: a mais tradicional do Brasil

Diferentemente das panquecas norte-americanas e britânicas, que são fofas e adocicadas, feitas para serem saboreadas com geleias, as panquecas na América do Sul e Central são salgadas, enroladas e servidas, tradicionalmente, com recheio de carne moída ou de frango. Um ponto em comum, no entanto, entre as panquecas brasileiras e as pancakes americanas é o momento de saborear: geralmente rodeado por familiares ou amigos, uma espécie de ritual. Por aqui, as panquecas reúnem as pessoas queridas ao redor da mesa na hora do almoço ou do jantar, independentemente do dia, enquanto por lá, elas são um rico prato para o despertar das famílias aos domingos. A receita é simples e leva ingredientes que quase nunca faltam em nenhuma despensa: farinha, ovos e leite. Os recheios, por sua vez, podem ser dos mais variados, dependendo da criatividade de quem prepara.

Porém, apesar de a panqueca receber bem diferentes sabores, tanto doces quanto salgados, a mais consumida na mesa dos brasileiros é recheada com carne moída. De tão singular que é o seu preparo, tornou-se famosa no mundo inteiro, atraindo turistas que buscam experimentar o prato. Um fator, no entanto, que causa discórdia entre os cozinheiros é o molho de tomate: deve ou não ser acrescentado ao recheio? Ou deve ser colocado só na hora de cobrir o prato, junto ao queijo ralado? Qual a sua opinião?

Na verdade, o molho de tomate pode sim ser cozinhado junto à carne moída, contanto que não vire um molho à bolonhesa, pois se o mesmo ficar muito molhado, alterará o sabor e a textura da panqueca, amolecendo a massa. Logo, se você gosta de colocar molho de tomate no recheio, lembre-se: não exagere na quantidade, cerca de 2 colheres de sopa para 400 gramas de carne moída são suficientes e já conferem suculência sem exageros. Para quem é adepto do recheio mais sequinho, uma boa sugestão é a carne moída preparada como se fosse para rechear pastel: com ovo cozido picado dentro, umas azeitonas fatiadas junto e também os temperinhos verde (cebolinha e salsa). A recomendação geral de muitos chefs, portanto, é não exagerar na quantidade de molho de tomate no recheio, pois ele será usado também para cobrir as panquecas.

Para uma tradicional panqueca brasileira, busque sempre uma massa fininha, leve e crocante acompanhada de um recheio equilibrado de carne moída. Na “nossa” panqueca, boas finalizações são sempre o molho vermelho, o queijo ralado e a salsinha verde.

Deixe uma resposta