O que tem para jantar?

Não tem para ninguém: o ovo é o ingrediente mais versátil da cozinha. Com um pouco de criatividade, algumas técnicas e muita vontade, é possível criar verdadeiras delícias com esse produto tão dinâmico.

Uma dessas receitas que surpreende quando chega à mesa e arranca muitos elogios é o shakshuka. Essa preparação de origem israelense nada mais é que um ovo cozido no molho de tomate. A receita é tão adorada mundo afora que tem diferentes versões e nomes; no México é conhecida como “huevos rancheros” e na Itália os ovos ao molho são chamados de “uova in purgatorio”.

Adicionando o seu toque pessoal à receita, você vai preparar – com poucos ingredientes – um prato quentinho que enche os olhos e agrada ao paladar nos dias frios, sendo perfeito para ser servido em um brunch de final de semana ou em um jantarzinho cheio de sabor durante a semana.

O molho é bem versátil e pode ser preparado ao gosto do freguês. Gosta de um molho mais picante? Adicione páprica defumada. Quer um molho mais suave e levemente adocicado? Experimente acrescentar uma cenoura ralada. Cominho, pimenta, salsa e coentro são temperos que deixam qualquer molho de tomate irresistível. Enfim, crie, invente e dê aquela assinatura só sua ao molho.

Pronto para aprender a fazer a nossa versão de shakshuka? Vamos lá:

Ingredientes:
5 ovos
1 pimentão vermelho em cubos
1 cebola em pequenos cubos
1/2 cenoura ralada
2 dentes de alho picado
2 latas de tomate pelado
1 colher de sopa de páprica defumada
1 colher de sopa de cominho
1 colher de chá de pimenta-caiena (se você gosta mais picante)
Azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto
Folhas de salsa e coentro para finalizar
Cubos de queijo feta a gosto
Pão sírio para acompanhar

Modo de preparo:
Leve as especiarias à frigideira em fogo baixo por apenas alguns instantes, só para liberar os óleos com o calor, criando um aroma incrível na cozinha.
Acrescente um fio de azeite e doure a cebola e o pimentão.
Em seguida, adicione o alho e a cenoura e refogue até murchar.
Caso necessário, adicione mais azeite.
Coloque os tomates e use a colher para de desmanchá-los.
Cozinhe por aproximadamente 15 minutos ou até reduzir o líquido.
Tempere com mais especiarias e sal a gosto.
Com a ajuda da colher, abra espaços no molho e acomode os ovos quebrados.
Espere a clara cozinhar no molho, até chegar ao ponto desejado das gemas, cobrindo a frigideira com uma tampa para agilizar o cozimento.
Tempere os ovos com sal e finalize o molho com folhas de salsa, coentro, queijo feta em pedacinhos e pimenta-do-reino a gosto.

Essa receita fica uma delícia quando acompanhada de pão sírio ou torradinhas. Aprenda com o Receitas Zaffari a preparar o seu próprio pãozinho.

Sobre o tempo de cozimento do ovo:
Cada um tem o seu ponto perfeito; uns preferem a gema mais mole e outros, mais cozida. Para esta receita, o ideal é deixar as gemas levemente moles, para que escorram no molho e criem uma explosão de sabor na sua boca. Indicamos o tempo de preparo aproximado de 5 minutos sem tampa e mais 3 com a tampa, se você é adepto à gema mole.

Deixe uma resposta