Mergulhe no sabor de uma geleia picante e adocicada

As maçãs e pimentas que estão na gaveta da geladeira podem se transformar em uma geleia adocicada e picante para espalhar em torradas quentinhas e crocantes do café da manhã, mergulhar queijos e biscoitos em um brunch ou ainda acompanhar marinadas e molhos para saladas.

Para quem precisa de um pouco de doce quente para começar bem o dia, a receita de Geleia de maçã com pimenta tem a combinação perfeita de ingredientes. Mas se você estiver preocupado com a ardência do resultado porque prefere sabores mais suaves, é fácil reduzir a intensidade vinda da pimenta. Basta retirar as sementes e usar menos pimenta e mais maçãs. Além disso, esta geleia tem tudo para ser a mais rápida que você já fez: o tempo de preparo não leva mais que 30 minutos.

Já na hora de acertar o ponto, é sempre valioso conhecer técnicas para que o preparo não fique nem duro, nem líquido e nem cristalizado. Quando ela começa a engrossar na panela, retire uma colherinha da geleia e coloque em uma superfície lisa e fria. Ao esfriar ela deve ficar cremosa. Se endurecer, passou do ponto. Nesse caso, adicione mais água. Agora se ela ficar líquida é porque ainda precisa cozinhar mais alguns minutos. Outra dica é esterilizar o pote onde a geleia de pimenta será guardada.

Ingredientes:

6 pimentas dedo-de-moça
1 pimenta habanero
2 maçãs grandes sem casca (350 g)
1 copo de suco de laranja (240 ml)
1 xícara (chá) de açúcar (200 g)
sal a gosto

Modo de preparo:

Corte as pimentas em vários pequenos pedaços.
Recomenda-se tirar as sementes, mas se quiser deixar a geleia mais picante, adicione algumas sementes.
Corte a maçã em vários pedaços pequenos.
Na panela, ligue o fogo baixo e adicione o suco, as pimentas, a maçã, o açúcar e sal a gosto.
Mexa bastante até o açúcar se dissolver e a maçã ficar bem macia.
Deixe 30 minutos no fogo baixo e mexa só de vez em quando.
Quando perceber que já está com aspecto de geleia, é só refrigerar que ela vai endurecer um pouco e depois estará pronta para ser servida.

Tempo de preparo: 60 minutos
Rendimento: 400 g

Deixe uma resposta