Mais sabor no assado de domingo com o contrafilé glaceado

Para criar um momento memorável, a gente não precisa sempre de gestos grandiosos, não é verdade? Receber bem, caprichar nos detalhes com finalizações em receitas que surpreendem e mostrar para o seu pai que você sabe fazer um assado no forno como ninguém é uma forma amorosa de demonstrar todo o seu amor por ele.

Já pensou em fazer uma receita que ilumina o ambiente? O Contrafilé glaceado de maçã e pimenta é feito com um molho agridoce (resultado da combinação da geleia de maçã e dos flocos de pimenta) semelhante a um esmalte que cobre delicadamente a carne enquanto assa, conferindo um sabor extra ao alimento e deixando um aspecto liso e brilhante sobre a carne. Além disso, o preparo fica pronto com apenas um rápido sopro no forno.

E o creme de agrião? Preparado com creme de leite, especiarias, vinagre, sal, suco de limão, azeite de oliva e agrião cortado finamente, esta pasta ganha uma cor e uma homogeneidade ímpares, especialmente quando encontra o sabor do suco da assadeira. Desse preparo, você só pode esperar um resultado delicado, delicioso e requintado.

Com este contrafilé, você vai se concentrar em levar à mesa a essência do que há de melhor nesta receita, com grandes chances de render clicks para lá de instagramáveis do seu pai e seus também, claro.

Ingredientes:

filetes de anchova de 35 g em óleo, escorridos e picados
2 colheres de chá de vinagre de arroz
120 g de geleia de maçã
½ colher de chá de pimenta calabresa em flocos
1 colher de sopa de azeite ou gotejamento de carne
contrafilé desossado de 1,2 kg, levemente temperado com sal e pimenta (em temperatura ambiente)

Para o creme de agrião:

300 g de creme de leite fresco, gelado
1 dente de alho grande esmagado
½ colher de chá de sal marinho
2 colheres de chá de vinagre de arroz
esprema o suco de limão pequeno (opcional)
3 colheres de sopa de azeite de oliva extravirgem
1/3 de molho de agrião picado muito finamente, mais folhas extras para servir

Modo de preparo:

Misture os filés de anchova com o vinagre até ficarem homogêneos e, em seguida, misture a geleia. Deixe de lado.
Coloque uma assadeira em fogo médio-alto e adicione o óleo ou as gotas na forma e, após 30 segundos, adicione o lombo, com o lado da gordura para baixo. Doure por cerca de 5 minutos, depois vire e doure a carne de cada lado por cerca de 3 minutos. Retire do fogo, espalhe dois terços da cobertura sobre a carne, cubra com papel alumínio e deixe esfriar até a temperatura ambiente (cerca de 45 minutos).
Aqueça o forno a 200°C, retire o papel alumínio da carne (mantenha-o à mão) e asse por 25 minutos. Reduza o forno para 180°C, retire a carne do forno e pincele com a cobertura restante. Cubra levemente com papel alumínio e volte ao forno por mais 10-20 minutos (assamos mais 10 minutos, somente), dependendo da espessura do assado e de como você gosta do cozimento.
Depois de cozido a seu gosto, retire do forno e deixe a carne repousar sobre uma tábua ou bandeja por 10 minutos, levemente coberta com papel alumínio, depois polvilhe pimenta rosa ou malagueta e corte para servir.
Enquanto isso, prepare o creme de agrião. Use um batedor de arame para bater o creme de leite fresco gelado com alho, sal, vinagre, suco de limão e azeite de oliva extravirgem até ficar homogêneo. Junte o agrião picado, prove e ajuste o tempero, acrescentando mais suco de limão e/ou sal. Transfira a carne para uma travessa, arrume as folhas de agrião ao redor e regue com a calda ou o suco da assadeira. Sirva com o creme de agrião e as verduras da estação.

Tempo de preparo: 1 hora e 10 minutos
Rendimento: 5 pessoas

Deixe uma resposta