Iscas de carne marinadas

Nos últimos anos a gastronomia coreana tem despertado interesse ao redor do mundo. Ingredientes como o óleo de gergelim, molho de soja, gengibre e pimenta são os mais encontrados em receitas que circulam por diversos países que tentam recriar os pratos tradicionais.

E, se na mistura cultural o brasileiro tem churrasco, o coreano tem as iscas de carne marinadas ou simplesmente chamadas de bulgogi. Considerado um prato típico da Coreia do Sul, ele é feito com fatias finas de carne grelhada e molho agridoce.

O bulgogi é a forma mais tradicional de preparo da carne bovina na Coréia, seu nome significa literalmente “fogo carne” e se refere a forma em que ele era feito desde tempos remotos. Para uma refeição completa, aposte nos doces de açúcar outro quitute clássico do país.

Ingredientes:
1 cebola picada
1 dente de alho
200 g de molho de soja
150 g de açúcar
100 ml de sake
100 g de óleo de gergelim
1 pera sem casca ralada fina
50 g de gengibre ralado fino
2 kg de alcatra cortada em bifes finos e pequenos
1/2 colher de pimenta-do-reino moída
50 g de cebolinha picada
sal a gosto
óleo vegetal, para selar a carne

Modo de preparo:
Em um mixer, coloque a cebola e o alho, e processe até formar uma pasta.
Transfira para uma tigela e junte o molho de soja, o açúcar, o sake, o óleo de gergelim, a pera, e o gengibre. Misture bem com um fouet.
Adicione a carne e tempere com pimenta-do-reino moída, sal e cebolinha. Mexa bem a carne com as mãos para ficar bem temperada. Leve para a geladeira e deixe marinando de 4 a 12h.
Retire da geladeira, escorra a marinada e reserve somente a carne.
Em uma frigideira aquecida em fogo médio, coloque um fio de óleo e refogue as fatias de carne. Frite-as até ficar no ponto de sua preferência.
Apague o fogo e sirva com mais cebolinha verde, gergelim e arroz japonês.

Tempo de preparo: 50min + tempo de marinar
Rendimento: 4 pessoas

Deixe uma resposta