Ingredientes que acalentam o coração nos dias de frio intenso

Nada como chegar em casa após um dia cansativo e se jogar no sofá na companhia de uma bebida bem quentinha. Essa sensação de conforto e bem-estar ainda pode ganhar fortes aliados, combinando ingredientes funcionais recheados de benefícios.

Como a ideia aqui é descomplicar – afinal, você quer mais é relaxar, certo? – vamos mostrar uma receita repleta de especiarias, o Chai. Tradicional na Índia, a bebida costuma ser servida após as refeições para auxiliar na digestão, estimulando o relaxamento dos convidados. A receita pode variar, mas a base leva 5 ingredientes perfeitos para incluir nesse momento só seu.

Anis estrelado: indicado para gripes, cólicas, tosses, calmante, expectorante, aromático, digestivo, diurético, acalma inflamações do estômago e regula as funções menstruais.

Canela: ativa o metabolismo e o seu consumo regular estimula as enzimas pancreáticas, melhorando o desenvolvimento das gorduras ao longo da digestão. Também é rica em antioxidantes que protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres.

Cardamomo: possui fortes propriedades antioxidantes, ajuda na digestão, melhora a circulação sanguínea (perfeito para o inverno!), pode reduzir a dor de garganta, dor de cabeça, tonturas, cansaço e depressão.

Gengibre: “boost” no sistema digestivo, é um alimento termogênico que acelera o metabolismo, potencializando a queima de gordura. Tem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios, que aliviam dores e cansaço muscular, fortalecendo os sistemas imunológico e circulatório.

Pimenta-do-reino: tem ação antioxidante e age nas enzimas digestivas, aumentando a absorção das vitaminas B e C, selênio e betacaroteno durante uma refeição.

Ingredientes:
* 200ml de leite
* 400ml de água
* 3 saquinhos de chá preto
* 2 colheres de sopa de açúcar
* 1 colher de chá de gengibre picado
* 1 colher de chá de canela em pó
* 1 colher de chá de cardamomo
* 1 colher de café de pimenta-do-reino em grãos
* 3 unidades de anis estrelado

Modo de preparo:
Coloque as especiarias em um pilão e amasse até que fiquem bem misturadas. Em uma panela, coloque o açúcar, o leite e a água. Em seguida, adicione as especiarias e o chá. Deixe levantar fervura, coe e está pronto para beber.

Deixe uma resposta