Grelhe os cogumelos na churrasqueira e impressione o paladar

Um cogumelo grande, de textura firme e carnuda e sabor delicado. O portobello pode ser feito de várias maneiras, mas que tal aproveitar suas características tão especiais e prepará-lo na churrasqueira?

Os alimentos cozidos com fogo, seja com madeira ou carvão, ganham profundidade de sabor e textura diferenciada. Transmitido pela fumaça, esse sabor amadeirado dificilmente é alcançado através de outros métodos de cozimento.

Por seu aroma e intensidade de sabor, os alimentos feitos na churrasqueira conquistam adoradores pelo mundo desde as épocas mais remotas. Além disso, é ótimo curtir bons momentos ao lado do fogo nos dias frios, não é mesmo?

Os cogumelos portobello grelhados podem ser servidos como acompanhamento ou como prato principal. Seu gosto terroso marcante quando in natura se transforma com a marinada: ele fica macio, úmido e com o sabor cítrico, agridoce e marcante da combinação de alho e vinagre balsâmico.

Antes de prepará-los, remova a sujeira usando um pano seco ou úmido ou papel toalha. Não utilize água, pois os cogumelos absorvem muito líquido e isso pode influenciar no resultado.

Seja como acompanhamentos para carnes ou para ter opções para servir aos vegetarianos, é possível cozinhar vegetais, frutas, pães e cogumelos na churrasqueira. Tente colocar novos tipos de alimentos na grelha e surpreenda o paladar de quem experimentar!

Ingredientes:
4 cogumelos portobello com as hastes aparadas
1/4 de xícara de vinagre balsâmico
3 dentes de alho picados
1/4 de xícara de azeite de oliva extra-virgem
ciboulette a gosto para finalizar

Aioli
1/2 xícara de maionese
1/4 de xícara de tomates secos picados
1 colher de chá de raspas de limão
suco de 1/2 limão
uma colher de chá de tomilho
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:
Coloque os cogumelos em um saco ziploc grande.
Em uma tigela pequena, misture o vinagre balsâmico, dois dentes de alho e o azeite.
Despeje a mistura sobre os cogumelos e deixe marinar por alguns minutos em temperatura ambiente.
Em um processador, coloque a maionese, os tomates secos, as raspas de limão, o suco de limão, um dente de alho e o tomilho e pulse até ficar homogêneo.
Tempere com sal e pimenta-do-reino.
Retire os cogumelos da marinada e tempere com sal e pimenta.
Grelhe na churrasqueira até ficarem macios, por cerca de 3 minutos de cada lado.
Sirva os cogumelos com o aioli de tomate seco por cima.
Finalize com a ciboulette.

Rendimento: 4 porções

Deixe uma resposta