Fricassé ao vinho branco

 

Fricassé é o tipo de receita que agrada aos mais variados paladares. Coringa, o prato francês já recebeu diversas adaptações e chegou ao Brasil por volta do século XVIII. Seu nome provém do verbo fricasser, que significa cozido com guisado de carne branca. Nessa receita a carne utilizada foi o frango, um clássico do consumo tupiniquim.

Diversas são as formas de preparo e aqui, para fugir do tradicional, a sugestão é utilizar vinho branco. A bebida ajuda a aromatizar o alimento e traz uma acidez agradável. Uma taça é o necessário para trazer harmonia ao prato e o segredo para não restar resquícios alcóolicos, é deglacear a panela e depois cozinhar bem a ave. O tempo certo ao fogo irá fazer com que todo o álcool evapore, restando apenas o sabor no alimento.

Sirva o fricassé com um arroz, batatas rústicas e demais acompanhamentos que desejar. Para tornar a refeição ainda mais completa, deguste com uma pequena taça de vinho.

Ingredientes
400 g de coxas de frango
500 g de sobrecoxas de frango
caldo de 1 limão
1 cebola pequena picada
2 tomates sem sementes, cortados
1 dente de alho picado
2 colheres de azeite
250 ml de vinho branco
200 ml de creme de leite fresco
130 ml de leite de coco
100 g de batata-palha

Modo de preparo
Transfira as coxas e sobrecoxas de frango para uma tigela e tempere com o caldo de limão, a cebola, o tomate e o alho. Cubra e deixe marinar na geladeira por 30 min.
Retire o frango da geladeira e com um garfo raspe o excesso de tempero e reserve.
Aqueça o azeite em uma panela, junte as coxas e sobrecoxas e deixe dourar.
Retire o frango da panela, adicione o tempero reservado e refogue até murchar.
Junte o vinho branco e, com uma espátula, raspe bem o fundo da panela.
Volte o frango à panela, cubra com água até a metade dos pedaços e abaixe o fogo.
Deixe cozinhar por 40 min, sem tampar, completando com água sempre que baixar da metade.
Com uma escumadeira retire o frango da panela, transfira para uma tigela e deixe o caldo reduzir a um terço. Após, desligue o fogo.
Desfie o frango e descarte os ossos. Volte o frango desfiado à panela com o caldo, tempere com sal e pimenta-do-reino, regue com o leite de coco e misture. Deixe cozinhar por 5 min e junte o creme de leite. Cozinhe por mais 5 min e sirva a seguir, acompanhado de batata-palha e alecrim.

Tempo de preparo: 1h
Rendimento: 4 porções

Deixe uma resposta