Formas simples de preparar lanches com grãos ancestrais

Grãos ancestrais ou supergrão: a chia, a quinoa, o amaranto, o sorgo e o painço (nativo do continente africano e ainda pouco consumido aqui) são os novos protagonistas da alimentação saudável. São chamados assim, porque são os únicos grãos plantados e colhidos da mesma maneira há séculos. Além disso, eles são “super”: super em proteínas de alto valor biológico, fibras, vitaminas e antioxidantes.

De nomes nem tão simples assim, esses grãos ancestrais são, no entanto, facílimos de inserir na alimentação. Podem ser acrescentados às saladas, sucos, molhos, frutas, bolos, panquecas, omeletes, batidas, iogurtes, sopas, entre outros; mas também são um excelente aliado dos lanches intermediários, como o segunda café da manhã, por volta das 10h – para quem consome o primeiro entre 7h30 e 8h, e o lanche da tarde, entre às 15h e 16h – com base em quem almoça ao meio-dia.

Normalmente nesses horários estamos na rua, certo? Trabalhando, estudando ou fazendo nossas tarefas diárias. Para isso, existem algumas formas megasimples de produzir ou incrementar lanches com os grãos que você pode fazer na hora ou carregar pronto na bolsa. O grande benefício desses ingredientes no lanche é aumentar a saciedade.

Overnight com chia:

Febre na Europa e nos Estados Unidos, os overnights são preparos feitos na noite anterior com chia e/ou aveia. Existem inúmeras receitas diferentes, mas a base de tudo é umedecer a chia e a aveia dentro de um vidrinho hermético com um iogurte grego ou bebida vegetal, misturar com algumas frutas e oleaginosas.

Ideia de receita:
– Coloque 3 colheres de sopa de aveia em flocos grossos + 1 colher se sopa de chia no vidrinho e cubra com a bebida vegetal da sua preferência. Caso queira adoçar, use um pouco de mel. Tampe bem e deixe na geladeira até o dia seguinte.
– De manhã, acrescente suas frutas favoritas picadas e alguma oleaginosa triturada (como nozes, castanha-do-pará ou amêndoas). Damasco, gojy berries e tâmaras também combinam bem.

Conheça mais benefícios da chia.

Pão de queijo de caneca com quinoa:

Esse você pode preparar em 3 minutos antes de sair de casa e levar na bolsa em um potinho.
– Em uma caneca, misture 1 colher de sopa de farinha de tapioca com 1 colher de sobremesa de requeijão light, mais 1 colher de sopa de queijo mussarela ralado, 1 ovo, 1 colher de chá de quinoa e 1 pitada de fermento em pó e sal a gosto. Bata bem com a ajuda de um garfo.
– Cozinhe no micro-ondas por 3 minutos.

Frutas picadas ou iogurte com amaranto em flocos

Os flocos de amaranto são fáceis de misturar com qualquer alimento. Na hora do lanche, nossa sugestão mais prática é com frutas picadas ou o iogurte da sua preferência.

Vitaminas e sucos com farinha de sorgo

Um cereal sem glúten ainda pouco consumido aqui no Brasil, o sorgo é um excelente substituto como farinha de pães, biscoitos, bolos e massas para quem é celíaco. Mas pode ser consumido à vontade, também, por qualquer pessoa, sem contraindicações. Outros usos para a farinha de sorgo são caldos de sopas, mingaus e vitaminas, pois ajuda a engrossar. Você pode preparar uma vitamina de banana e morango ou um suco de mamão, por exemplo, e colocar uma colher de sopa de farinha de sorgo junto (medida para 2 copos grandes). Coloque em uma garrafinha e leve ao trabalho ou aonde for.

Deixe uma resposta