Focaccia com açafrão

Se você adora focaccia, aquele pão de massa fofa e deliciosamente aromático, com certeza vai gostar da versão feita com açafrão-da-terra, ou mais popularmente conhecido como cúrcuma. A raiz asiática da família do gengibre é a responsável pelo tom dourado e sabor levemente picante da iguaria.

Nascida em Gênova, na Itália, a focaccia se difundiu pelo mundo conquistando paladares. O pão de formato achatado é feito utilizando farinha, fermento, água e azeite como ingredientes principais. Sal, tomates e temperos podem ser adicionados conforme o gosto e imaginação de cada apreciador. Na focaccia com açafrão o ponto alto certamente é a adição da especiaria que dá o toque terroso ao alimento, criando uma harmonia perfeita com o aroma das folhas verdes de salsinha.

A focaccia com açafrão pode ser consumida em forma de lanches, entradas e até mesmo acompanhando mesas de antepastos.

Ingredientes:
5 g de fermento biológico seco
30 ml de azeite
450 g de farinha branca
10 g de sal
350 ml de água filtrada
tomates-cereja amarelos
30 ml de azeite, mais um extra para servir
5 g de açafrão-da-terra
3 raminhos de salsinha
sal grosso, para finalizar

Modo de preparo:
Dissolva o fermento em 350ml de água morna e adicione o óleo. Adicione a farinha e o sal e misture com uma espátula para obter uma massa homogênea.
Cubra e reserve por 2-3 horas ou até que a massa dobre de tamanho e apareça bolhas.
Derrame a massa em uma bandeja untada com óleo de aproximadamente 30cm x 20cm. Usando a ponta dos dedos untados ou molhados com água, estique suavemente a massa na área. Deixe repousar por 30 minutos. Aqueça o forno a 200°C.
Estique suavemente a massa para encher a bandeja. Se encolher, não force. Espalhe os tomates cortados ao meio, formando flores sobre a massa. Faça as hastes com a salsinha.
Misture o azeite com o açafrão e regue a massa. Salpique sal grosso e leve ao forno por 25-30 minutos.
Depois de cozido regue com um pouco mais de azeite.

Tempo de preparo: 1h + tempo da massa crescer
Rendimento: 4 pessoas

Deixe uma resposta