Fish and Chips: da terra da Rainha para a sua mesa

O famoso Fish & Chips é nada mais, nada menos, que o prato mais consumido nos restaurantes e lanchonetes do Reino Unido. Isso, por si só, já é uma credencial e tanto para a receita, não é mesmo? E se nem a Rainha resiste a uma bela porção de filé de peixe com fritas, por que nós deveríamos?

A combinação de peixe e batata frita é tradicionalmente feita com peixe fresco empanado e frito. Como a ideia aqui é mostrar uma maneira mais prática de preparar essa receita em casa, trazemos uma versão que usa o forno elétrico, não faz sujeira na cozinha, nem deixa aquele cheiro de fritura pelo ar. É puro sabor e praticidade para você!

Ingredientes:
1 xícara (chá) de vinho branco
1 dente de alho picado
2 colheres (sopa) de coentro picado
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de mostarda amarela
800 g de filé de peixe em pedaços (robalo ou tilápia)
2 xícaras (chá) de farinha Panko
2 xícaras (chá) de farinha trigo
2 ovos
5 colheres (sopa) de azeite
Suco de 1 limão siciliano

Modo de preparo:
Em um recipiente, misture o suco do limão, vinho, o alho, coentro, mostarda e sal. Coloque o peixe nesta mistura e deixe marinando por cerca de 1 hora, em geladeira. Reserve.
Para empanar, bata os ovos até ficar homogêneo. Retire os pedaços de peixe da marinada e passe-os nos ovos, cobrindo-os de todos os lados. Passe na farinha de trigo, novamente nos ovos e por fim no panko. Em uma assadeira forrada com papel manteiga e levemente untada com azeite, acomode os peixes e regue com o restante do azeite. Leve ao forno alto, preaquecido, por cerca de 15 minutos ou até que a cobertura esteja crocante, virando-os na metade do tempo.

Para acompanhar, não esqueça das batatinhas! As congeladas já vêm cortadas e são pura praticidade, podendo ser assadas junto com o peixe.

Deixe uma resposta