Dicas de alimentação para encarar a maratona de festas de fim de ano

Chega o final de ano e temos uma festa atrás da outra. É encontro com o pessoal do trabalho na quarta, com os amigos da época do colégio na sexta; amigo secreto com os melhores amigos no sábado e churrasco com a turma dos esportes no domingo, sem contar a festança toda junto com a família durante a ceia de Natal e Ano-Novo. Haja estômago para aguentar essa maratona de eventos gastronômicos!

Pegar leve na comida e balancear a alimentação na véspera das festas é uma forma de compensar a fartura que virá depois. Durante a semana que antecede jantares ou almoços festivos, controle a alimentação com um cardápio mais básico, à base de legumes e vegetais, evitando frituras, gorduras, doces e ingredientes muito pesados. Priorize as frutas, barras de cereal, biscoitos integrais e iogurtes nos lanches. Controle a quantidade de bebida alcóolica, aprecie com moderação e, se for beber, opte pelos vinhos, espumantes ou destilados ao invés do pão líquido – mais conhecido como cerveja, que acaba inchando o corpo. Tome bastante líquidos, sucos, água, isotônicos ou, melhor ainda, água de coco durante o dia para ajudar a limpar e hidratar o organismo. Siga os mesmos procedimentos no dia D, o dia exato da festa ou do evento, a fim de manter o corpo mais leve para a comilança posterior. Faça, nada mais, nada menos, do que a “Lei da Compensação”: se vai exagerar depois, cuide-se agora.

Temos algumas sugestões de cardápios para você consumir nesses dias de preparação.

Salpicão Light: com iogurte grego e uma pitada de cream cheese, essa receita reúne proteína e vegetais na medida perfeita para matar a fome sem exagerar.

Wrap de Alface com Frango: a carne branca é sempre uma boa opção quando o assunto é pegar leve. Nesse wrap, a apresentação com alface e cenoura garante sustância sem deixar o corpo pesado depois.

Salada de Macarrão: apesar de conter massa (o carboidrato), esse preparo não leva molhos gordurosos ou pesados, aqueles de lenta digestão. Com rúcula, tomate, cenoura, azeitonas e frango, o prato oferece uma refeição completa e que dá energia; porém, de forma amena. Uma ótima substituição é fazer com massa integral.

Sanduíche de Salmão com Pepino: o salmão e o pepino (um dos alimentos mais ricos em água) são cheios de frescor e de fácil digestão para o organismo. Caso não queira usar o pão branco, você pode substituir por versões integrais, de centeio, low carb ou sem glúten.

Salada Verde com Molho de Mostarda e Mel: folhas verdes, tomate-cereja, ovo e molho de mostarda e mel. Aquele “saladão” que alimenta bem o estômago, sem prejudicar o bom funcionamento do organismo. O molho dá uma incrementada na medida certa.

Invista nessas receitas e mantenha seu organismo preparado e em equilíbrio para os grandes momentos deste fim de ano!

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