Descobrindo os sabores do Oriente Médio

Quando se fala em culinária árabe, é a imagem do kibe, o famoso quitute frito de carne, que vem à cabeça, não é verdade? De fato, esse bolinho é superpopular nos países do Oriente Médio e sua fama atravessou os continentes. Mas além do kibe, existem muitas outras receitas vindas daqueles lados. Kafta, esfiha, tabule, falafel, babah ganoush e hummus são alguns dos exemplos dos ricos sabores que a cozinha árabe possui.

Para que você possa reproduzir alguns dos clássicos do Oriente Médio e montar um verdadeiro banquete em sua casa, vamos dar algumas dicas e ensinar algumas versões simplificadas das receitas:

Pita Bread

O pão árabe, também conhecido como pita bread, não pode faltar em um jantar árabe. De formato achatado, ele é ótimo para consumir com as pastinhas como hummus e babah ganoush. Para facilitar, você pode comprá-lo pronto nas lojas Zaffari e Bourbon e apenas aquecer no forno antes de servir.

Babah Ganoush

Esta pastinha de berinjela assada que leva alho, azeite, limão e tahine (uma pasta de gergelim que você compra pronta) é um sucesso na mesa, além de ser bastante saudável. Para fazer, não tem mistério: basta assar a berinjela no forno, retirar toda a polpa e esmagá-la com um garfo, misturando os demais ingredientes.

Kafta

Esta iguaria típica da culinária árabe nada mais é que um espetinho de carne moída e temperos diversos, como hortelã, cominho, coentro, páprica e pimenta. Na nossa dica simplificada e fácil, você pode fazer assada no forno ou na grelha. Misture a carne moída com cebola, alho e salsinha bem picados e salgue a gosto. Unte um refratário com manteiga e faça uma camada de carne de cerca de 4cm de altura. Regue com suco de limão e espalhe pequenas porções de manteiga sobre a comida. Asse a 180ºC por aproximadamente 30 minutos. Costuma ser consumido dentro do pão pita com um molhinho de hortelã.

Hummus

Em árabe, significa grão-de-bico e nada mais. Porém, o hummus popularizou-se como uma receita, uma pasta feita à base do grão, suco de limão, sal, alho e o próprio tahine. Veja no vídeo como preparar!

Kibe

A mesma receita do kibe frito pode ser feita na travessa e assada no forno. Fica uma delícia! Você também encontra os quitutes de carne congelados, prontos para assar ou fritar, conforme sua preferência.

Deixe uma resposta