De origem francesa, uma entrada refinada para sua ceia de Natal

Entradas elegantes que deixam sua mesa de Natal muito mais refinada. A quiche é uma torta clássica da culinária francesa que chega para tornar a data muito mais especial: é simples de preparar, combina com os demais pratos do jantar e é deliciosa.

Com origem na região de Lorraine, na França, a quiche é preparada com a massa de torta ou massa podre (pâte brisée), muito usada em preparações que serão desenformadas. A crosta crocante é recheada com o custard, um creme de leite espessado com ovos, e incrementada com ingredientes como queijos, carnes e vegetais. A quiche mais famosa é a Lorraine, que leva a adição de crocantes pedaços de bacon e queijo gruyère no recheio cremoso.

Nossa versão traz sofisticação para a torta salgada, unindo a clássica combinação do queijo brie, feito com massa mole e reconhecido pelo mofo branco característico na crosta, com damasco. O resultado é um recheio macio, cremoso, que derrete na boca e forma uma combinação de sabores harmônica para o paladar. Se os dois ingredientes separados já são incríveis, juntos formam uma combinação fantástica com um toque de ousadia.

Uma das vantagens da quiche é que ela pode ser servida tanto fria, quanto quente. Por isso, você pode prepará-la com antecedência, armazenar na geladeira e apenas retirar antes de servir.

Procurando uma opção saborosa e elegante para preparar sem complicação e servir como entrada ou acompanhamento na sua ceia? Receba seus convidados para esse jantar comemorativo com uma quiche de brie e damasco que promete ficar na memória.

Ingredientes:

290 g de farinha de trigo peneirada
100 g de manteiga sem sal
4 colheres de sopa de água gelada
250 g de queijo brie
400 g de damasco picado
20 g de queijo parmesão ralado
2 ovos
250 g de creme de leite fresco
100 g de queijo cottage
1 colher de chá de fermento químico
sal a gosto

Modo de preparo:

Misture a farinha, a manteiga e a água até formar uma bola de massa homogênea.
Embrulhe em plástico filme e leve para a geladeira por 10 minutos.
Retire da geladeira, polvilhe farinha sobre uma superfície lisa e abra a massa com um rolo.
Unte uma forma de fundo removível redonda de 20 cm com manteiga e farinha e cubra o fundo e as laterais com a massa. Leve ao forno por 10 minutos a 200°C.
Retire a massa do forno e deixe esfriar.
Em uma panela, junte 350 g do damasco picado, 200 ml de água e deixe ferver até boa parte da água evaporar e os damascos estarem amolecidos.
Retire do fogo e bata no liquidificador até formar um creme.
Separe as gemas das claras e bata as claras em neve.
Reserve.
Junte as gemas, o creme de leite fresco, os 50 g restantes do damasco, o queijo cottage, o sal, o queijo parmesão, o fermento e misture bem.
Quando estiver homogêneo, junte as claras em neve, misture e reserve.
Corte o queijo brie em fatias finas e disponha ao longo de toda a massa.
Em cima dessa camada, espalhe bem o creme de damasco.
Coloque o recheio que estava reservado por cima do creme.
Para finalizar, salpique um pouco de queijo ralado por cima da quiche antes de levar ao forno.
Asse por 1 hora a 180°C.

Deixe uma resposta