Daiquiri apimentado para aquecer o seu inverno

Só de pensar em Daiquiri já remetemos o pensamento para beira da praia com sol e calor, não é verdade? Curioso que associação não acontece por acaso: o refrescante coquetel originado na década de 40 foi batizado em homenagem a uma bela praia localizada bem ao Sul de Cuba e até hoje é uma das principais bebidas da coquetelaria do país, ao lado do mojito.

Não é por isso que não podemos apreciar o desejado coquetel até nos dias mais frios do ano. Com apenas um – importante – acréscimo à receita, é possível aquecer a bebida, permitindo sua apreciação ao longo da temporada.

O segredo mágico? Pimenta jalapeño. Originária das terras vizinhas, essa pimenta mexicana é conhecida por sua ardência forte e coloração verde, muito tradicional de molhos picantes, como o chiplote, no chilli, em tacos e burritos. Na coquetelaria, pode ser utilizada em estado de xarope para compor receitas variadas, como a que segue abaixo.

Daiquiri de Jalapeño

Ingredientes:
2 doses de rum
1 dose de xarope de pimenta jalapeño*
1 dose de suco de limão
½ dose de xarope simples**
1 xícara de gelo

Modo de preparo: Bata os ingredientes na coqueteleira até ficar gelado. Sirva coando e decore com uma pimenta espetada no copo.

*Xarope de pimenta jalapeño: 250g de açúcar, 300ml de água, 3 pimentas jalapeño. Coloque a água e o açúcar em uma panela, deixe ferver por 1 minuto e misture. Retire as sementes da pimenta e corte-as em tiras muito finas. Acrescente-as na panela e deixe cozinhar por 25 minutos. Deixe o xarope encorpar, fora do fogo, durante a noite. Coe antes de usar.

**Xarope simples: acrescente duas partes iguais de água e açúcar em uma panela e leve ao fogo de 2 a 3 minutos. Mexa com uma colher até que o açúcar se dissolva totalmente e não grude no fundo da panela. Espere esfriar.

Deixe uma resposta