Como fazer caldos caseiros fáceis

A chegada dos dias de temperaturas mais amenas pede mudanças na alimentação. Sopas, cremes e caldos começam a parecer mais atrativos e apetecem ao paladar, especialmente nessa época.

Que tal preparar um caldo caseiro fácil e ter disponível no congelador para usar quando necessário? Assim, é muito mais prático fazer sopas para saborear em casa a qualquer momento.

Os caldos de vegetais, que também podem ser feitos com frango ou carne, são ótimas opções para incluir nutrientes essenciais na dieta, desde que priorizados ingredientes naturais, com pouco sódio e gordura.

A dica é misturar carboidratos, proteínas e vegetais em proporções equilibradas e utilizar os ingredientes que você tem na geladeira. Mas atenção: use pouco sal e tempere com ervas e condimentos naturais.

Os caldos são versáteis e possuem o mesmo valor nutricional de uma refeição, caso os ingredientes forem escolhidos corretamente. Além disso, são leves, têm poucas calorias e proporcionam conforto nos dias mais frios.

Já diziam a sabedoria popular e os conselhos da mãe e da avó: uma sopa é nutritiva e pode ajudar a prevenir problemas de saúde – pode até acelerar o tratamento de doenças.

Confira alguns dos diversos benefícios das sopas e caldos e abuse desta legítima comfort food no aconchego da sua casa:

• Proporcionam fácil digestão;
• Auxiliam na hidratação do corpo;
• Fornecem grande quantidade de nutrientes, vitaminas e minerais;
• Aumentam a saciedade;
• Ajudam a acelerar o metabolismo;
• Auxiliam a aquecer o corpo;
• Podem ser feitos em grande quantidade e, por isso, são ideais para toda a família;
• São ótimas para incluir mais vegetais e nutrientes na alimentação das crianças.

Mãos à obra para preparar caldos caseiros fáceis e práticos?

Ingredientes:

Utilize os vegetais, verduras, talos, ervas e cascas disponíveis na sua geladeira. Sugerimos cenoura, cebola, alho poró, aipo, alho, brócolis, salsinha, cebolinha, louro, tomilho. Evite usar batatas.
Para o caldo de carne, sugerimos a utilização de músculo.
Para o caldo de frango, use peito com osso.

Modo de Preparo:

Corte todos os vegetais em pedaços grandes.
Adicione a carne vermelha com osso.
Para o frango, retire os filés de peito para usar em outra receita e utilize a carcaça para o caldo.
Coloque todos os ingredientes em uma panela grande e cubra totalmente com água, até ultrapassar em pelo menos 5 dedos de água para cima.
Leve ao fogo e, após ferver, deixe cozinhar de 1 a 3 horas.
Passe o caldo por uma peneira.
Descarte os vegetais e a carcaça de frango.
A carne vermelha pode ser servida junto com o caldo.
Se preferir cozinhar o peito de frango inteiro, desfie para usar em outra receita.
Guarde em recipientes bem fechados na geladeira e use em até 3 dias ou congele por até 3 meses.

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