Cogumelos salteados na manteiga para um rosbife glorioso

Quando foi a última vez que você deu um jantar e ainda sobrou tempo para abrir uma garrafa de vinho e desfrutar enquanto espera a refeição ficar pronta? Prepare a alma para saborear um prato de carne muito simples de fazer com crosta de temperos e cogumelos deliciosos nadando no molho.

Típico da culinária do Reino Unido, o rosbife é um prato de carne bovina que costuma ser servido como prato principal e degustado no assado de domingo. Além disso, a carne deve ser toda preparada para que por dentro fique com uma cor rosada e por fora, caramelizada.

Mas nesta receita não é apenas a carne que merece todos os elogios, pois com a chegada triunfal dos cogumelos salteados na manteiga e polvilhados em um molho sedoso, o assado não tem como decepcionar de jeito nenhum. É claramente sinônimo da perfeição e até quem já confessou não gostar desse ingrediente vai mudar de opinião.

Com esta receita de Rosbife com alecrim e alho, mesmo sem perceber, você estará servindo um prato glorioso, suculento, apetitoso para quem aguarda ansioso na sala de jantar. Para harmonizar, escolha entre vinhos brancos e tintos elegantes com especiarias e que variam de leve a mais robustos.

Ingredientes:

2 kg de lagarto
4 galhos de alecrim
1 cabeça de alho
2 colheres de sopa de azeite
6 colheres de sopa de manteiga
600 g de cogumelos, fatiados
1 xícara de água quente
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 180ºC.
Limpe a carne, retirando toda a gordura.
Tempere com sal e pimenta.
Corte os galhos de alecrim pela metade e amasse gentilmente o alho com a face da faca.
Reserve.
Em uma frigideira de ferro fundido, em fogo médio, aqueça 2 colheres de sopa de azeite e, uma vez bem quente, sele todos os lados da carne.
Retire a frigideira do fogo.
Coloque a peça selada em uma assadeira com 2 colheres de manteiga sobre a carne e espalhe os ramos de alecrim por cima. Disponha os dentes de alho no entorno da carne.
Leve a carne ao forno por 1 hora.
Deixe descansar por pelo menos 10 minutos antes de servir.
Enquanto o assado descansa, verta 1 xícara de água quente na frigideira que selou a carne e glaceie, raspando todos os pedaços do fundo.
Deixe ferver até engrossar.
Refogue os cogumelos em fogo médio com 2 colheres de sopa de manteiga até que estejam cozidos e nenhum líquido fique na frigideira, por cerca de 5 minutos.
Tempere com sal e pimenta.
Adicione os cogumelos ao molho, junte as 2 colheres de sopa de manteiga restantes e mexa até o molho ficar sedoso.
Em seguida, coloque o assado de volta na frigideira com o molho e acrescente um pouco do molho sobre o assado.
Enfeite a travessa com alecrim fresco e sirva.

Deixe uma resposta