Cobertura filipina para bolos: sabor azedinho com apenas 2 ingredientes

Limão e açúcar de confeiteiro. Esses são os dois ingredientes que você precisa ter em casa para imitar a famosa cobertura do bolo Calamansi, supertradicional nas Filipinas. Mas por que você desejaria imitar um prato ou sabor de uma cultura tão distante da nossa, não é mesmo? Porque com a tendência do “glocal”, isto é, internacionalmente local, as culturas minoritárias de determinadas regiões estão ganhando dimensões globais, como é o caso da cozinha coreana e filipina no mundo da gastronomia. Em breve, se é que isso já não acontece, seus amigos e familiares estarão provando tais sabores em restaurantes brasileiros e comentando a respeito com você. Aí, vale sair na frente e já estar preparado com alguns truques e receitas caseiras para aplicar em casa também. E, claro!, fazer bonito naqueles dias de encontros.

O calamansi é um limão nativo das Filipinas e economicamente importante na região. Aqui no Brasil não temos tal iguaria; no entanto, seu sabor é muito semelhante ao limão-bergamota, aquele que muitas pessoas têm uma arvorezinha no quintal de casa. Outro substituto à altura é o limão-taiti, que fornece o sabor azedinho parecido. Nossa dica, portanto, é fazer a cobertura, que você pode aplicar em qualquer receita de bolo e até em outras sobremesas.

Cobertura Azedinha para Bolos

• Em uma tigela, misture suco de 1 limão (daquele que você escolher) + 10 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro.
• Faça raspas de limão e acrescente à mistura. Mexa bem e largue por cima do bolo.
• Se você quiser uma cobertura daquelas que endurece em cima do bolo, a dica é colocar a calda na geladeira e cobrir o bolo ainda quente.
• Ou, se você comprar um bolinho pronto e quiser incrementar, esquente-o no micro-ondas por alguns segundos e, depois, coloque a cobertura gelada por cima. É de arrasar!

Deixe uma resposta