Chocolate quente de beterraba

Com um delicioso sabor terroso, a beterraba tem espaço em receitas bem variadas, como alguns exemplos do #ReceitasZaffari: Risoto de Beterraba, Creme de Beterraba, Salada de Beterraba Assada e Smoothie de beterraba. Nota-se que pode ser usada tanto em apresentações salgadas quanto doces. Por exemplo, você já provou como encaixa perfeitamente com um chocolate quente? Antes de se jogar na receita, vamos à alguns benefícios para estimular o preparo.

A beterraba é uma raiz tuberosa, assim como a cenoura e a batata-doce, ou seja, seus nutrientes são acumulados nessa parte da planta. Contém excelentes quantidades de ferro – podendo ser uma ótima aliada em anemias – e vitaminas como a A, as do complexo B e a vitamina C. Saiba mais em: http://www2.zaffari.com.br/ler-novidade/beneficios-da-beterraba-e-formas-de-inseri-la-no-seu-dia-a-dia/

A receita também utiliza leite vegetal, que naturalmente não possui lactose na sua composição, o que acaba sendo uma ótima opção para alérgicos, intolerantes, veganos ou para quem busca uma alimentação mais saudável e equilibrada. Isso porque nos vegetais encontramos gorduras mono e poli-insaturadas, que ajudam a diminuir a concentração de colesterol LDL e possuem efeito anti-inflamatório, ajudando a manter estável o nível de açúcar no sangue e ativando o metabolismo. As suas vitaminas e minerais vão variar dependendo da base que for utilizada para extração do leite. Saiba mais: http://www2.zaffari.com.br/ler-novidade/bebidas-vegetais-um-substituto-para-o-leite-de-origem-animal/

O interessante é que com esses dois ingredientes já é possível fazer uma deliciosa bebida para ajudar a aquecer os dias frios. Ou seja, conforme o gosto (ou necessidade) você pode substituir os demais ingredientes listados abaixo para adequar ao seu plano alimentar.

Ingredientes:
1 beterraba orgânica*
2 xícaras de leite vegetal (da sua preferência)
2 colheres de sopa de cacau em pó (100%)
1 colher de sopa de mel ou agave
1/4 xícara de chocolate branco picado (opcional)
2 colheres de sopa de gelatina sem sabor (opcional)
1 pitada de sal

Modo de preparo:
Asse a beterraba por 45 minutos a 200ºC. Descasque e esmague utilizando um mixer para formar um purê. Se necessário, adicione um pouco de água para facilitar o processo.
Aqueça o leite em fogo médio até começar a ferver.
Reduza a chama e adicione o purê de beterraba e o cacau e mexa para misturar.
Adicione o sal, o mel, a gelatina dissolvida, o chocolate e misture até derreter.
Despeje em 2 canecas e aproveite!

Deixe uma resposta