Chilaquiles para iluminar um dia de inverno

Já ouviu falar em Chilaquiles? O prato típico da culinária mexicana é feito de tortillas partidas em pedaços e fritas na hora, acompanhadas de molho apimentado (verde ou vermelho), carne desfiada, feijão, ovos, queijo e um interessante toque azedo de sour cream e vegetais em conserva.

No México, brincam que a receita tem o poder de “curar ressaca”, por isso, costumam servir Chilaquiles no café da manhã ou mais perto da hora do almoço. O segredo na verdade é muito simples, vem da acidez do limão utilizado no sour cream e do vinagre da conserva. Os dois elementos servem como “solventes” dissolvendo a gordura, o que dá a sensação de leveza ao corpo.

Brincadeiras à parte, de fato o prato é uma opção completa e colorida que fornece a energia necessária para encarar o dia de bem com a vida. Para aproveitar todo o sabor mexicano, sem passar muito trabalho, vamos ensinar uma receita simplificada que não perde nada em sabor. Apesar de ser muito fácil fritar sua própria tortilla, sugerimos utilizar os chips prontos que você encontra nas nossas lojas.

Ingredientes:
1 pacote de chips de tortilla ou tortilla de trigo frita (basta cortar em triângulos e fritar em uma frigideira com óleo)
200ml de creme de leite fresco
1 lata de tomate pelado
1 pimenta jalapeño
1 cebola roxa em cubinhos
2 dentes de alho
Suco de 1 limão
¼ xícara de coentro fresco + a gosto para polvilhar
Queijo feta despedaçado
Cebola em conserva cortada em fatias finas
Sal, pimenta-do-reino e fatias de limão a gosto
Outros complementos: se desejar, também vale complementar com feijão cozido, ovos fritos e cubos de avocado.

Prepare o sour cream:
Com a ajuda de um batedor de arame, bata 200ml de creme de leite fresco bem gelado até ficar em ponto de chantilly. Acrescente o suco de limão, uma pitada de sal e bata até formar uma mistura homogênea.

Prepare o molho apimentado:
Para fazer o molho vermelho, bata no liquidificador 1 lata de tomate pelado, 1 pimenta jalapeño, ¼ de xícara de cebola roxa, 2 dentes de alho, 1/4 xícara de coentro fresco e uma pitada de sal. Aqueça e reserve.

Montagem:
Coloque os chips em um prato grande. Sirva o molho apimentado, incorporando com os chips. Espalhe os demais ingredientes e, com ajuda de uma bisnaga, adicione o sour cream. Polvilhe pimenta-do-reino e coentro fresco a gosto.

Dica: sirva com fatias de limão para espremer o suco na hora. Fica uma delícia!

Deixe uma resposta