Carpaccio de beterraba com queijo de cabra

Consumir alimentos nutritivos e leves, principalmente se você passou algumas horas sem se alimentar, é primordial para renovar as energias. O carpaccio de beterraba com queijo de cabra é a prova de que a gastronomia não se resume a pratos complicados, mas isso também não quer dizer que sua refeição seja simplória no que diz respeito ao visual e ao requinte.

Colorido e muito saudável, o prato traz lâminas finas de beterraba, raiz conhecida por ser fonte de ferro e por possuir sabor terroso e adocicado, que contrasta perfeitamente com o queijo de cabra: um queijo nada tímido no quesito sabor e aroma, além de ser uma rica fonte de proteína. Para completar a entrada, que também pode ser uma refeição completa, um punhado de nozes grosseiramente picadas para dar a crocância que a receita merece e o acabamento que os olhos precisam.

Para servir o carpaccio de beterraba com queijo de cabra, escolha uma bela travessa, acomode delicadamente todos os ingredientes e aproveite o que será muito mais que uma refeição: um momento de autocuidado.

Ingredientes:

500 g de beterraba cozida 3 unidades médias
75 g de queijo de cabra ou feta
3-5 nozes, esmagados/picados
1 colher de sopa de azeite
1 colher de sopa de suco de limão
sal pimenta
1 limão (para as raspas)

Modo de preparo:
Assim que as beterrabas cozidas estiverem prontas (lavadas ou resfriadas), use um cortador de vegetais portátil ou uma faca afiada para cortar as beterrabas em fatias finas. Em uma travessa, coloque as fatias de beterraba, ligeiramente sobrepostas.Tempere com sal e pimenta, regue com azeite e suco de limão.
Pique grosseiramente ou quebre as nozes e polvilhe sobre as beterrabas temperadas.
Com um ralador de queijo (ou qualquer ferramenta adequada que você possa encontrar em sua cozinha), prepare as raspas de limão. Por último, esmigalhe o queijo de cabra sobre o carpaccio de beterraba.

Tempo de preparo: 25 minutos
Rendimento: até 3 refeições

Deixe uma resposta