Caponata de berinjela

Se você é apaixonado pela gastronomia italiana com suas massas, certamente também é um apreciador da caponata de berinjela. O antepasto é feito em sua maior parte com legumes e azeite que ao forno ganham um sabor todo especial.

No mundo da gastronomia, há rumores de que existem cerca de quarenta receitas diferentes de caponata só na área do mediterrâneo, mas o certo é que sua origem é siciliana. Outra coisa que não muda é o ingrediente principal: berinjela finamente picada.

A caponata de berinjela é perfeita para ofertar em um encontro entre amigos e familiares, junto com bons drinks, e até mesmo presentear pessoas queridas, pois bem acondicionada pode durar vários dias.

Ingredientes
650 g de berinjela
1 pimentão verde em tiras
1 pimentão vermelho em tiras
1 pimentão amarelo em tiras
1 cebola em tiras
60 g de uva passa branca
120 ml de azeite de oliva
15 ml de vinagre
orégano seco, sal e pimenta-do-reino a gosto

Preparo
Corte a berinjela em fatias finas e adicione em uma assadeira. Regue-as com azeite e coloque um pouco de sal. Leve ao forno por 15 min, para assá-las.
Corte as berinjelas assadas em tiras e reserve.
Em uma frigideira média, refogue os pimentões e a cebola em um fio de azeite. Tempere com o sal, pimenta-do-reino e orégano.
Acrescente a berinjela e a uva passa. Misture por 3 min e desligue o fogo. Acrescente o restante do azeite, o vinagre e misture.
Quando esfriar, sirva com torradinhas.

Tempo de preparo: 40 min
Rendimento: 3 pessoas

Deixe uma resposta