Batata-doce cozida: métodos para conservar por até uma semana

Com safra entre os meses de maio e agosto, a batata-doce é um item que marca presença nas mesas das festas de São João, sejam elas juninas ou julinas. Mas também é amiga inseparável de quem malha ou busca uma alimentação mais equilibrada. Mesmo sendo doce, é considerada o carboidrato ideal para tais funções, porque apresenta baixo índice glicêmico. Então, a dica é: aproveite esta temporada para inserir a batata-doce na sua alimentação.

O método de cozimento mais recomendado é o assado, pois é o que mais mantém as propriedades nutricionais do tubérculo. E, apesar de ser um processo demorado, é o mais fácil de fazer. Você só precisa lavá-las, colocá-las em uma forma de assar e levar ao forno elétrico. Depois, deixe que o forno faça o restante do trabalho; você só precisa virá-las de vez em quando para não queimarem. Uma ótima tarefa para fazer paralelamente a alguma outra atividade, por exemplo, enquanto lava a louça, assiste a um episódio da sua série favorita ou lê algumas páginas de um livro. Quando prontas, as batatas-doces assadas duram até uma semana na geladeira se bem armazenadas.

Como armazená-las após o cozimento:

1. Primeiro, deixe esfriar bem.
2. Não retire a casca.
3. Coloque em um pote com tampa ou em uma tigela/prato de vidro com plástico filme por cima.
4. Jamais guarda as batatas sem cobrir.
5. Nunca misture com outros alimentos, nem cozidos e, muito menos, crus.
6. Se for aquecer na hora de comer, esquente somente a quantidade necessária para aquela refeição. Quando o alimento é resfriado e aquecido muitas vezes, além de perder suas propriedades, passa da validade mais rapidamente e pode até causar uma intoxicação alimentar.
6. Verifique a temperatura da sua geladeira para saber se ela está ajustada corretamente. Assim você evita estragar os alimentos por pouco ou muito resfriamento.

Dica: a batata-doce cozida não escurece como a batata inglesa, por isso, não é necessário pingar gotas de limão por cima ou outros truques semelhantes na hora de levar à geladeira.

Mais prático ainda:
Algumas lojas Zaffari e Bourbon vendem batatas-doces cozidas e fracionadas em embalagens plásticas, devidamente armazenadas. Você pode comprá-las e só guardar na geladeira para consumir ao longo da semana, como café da manhã, almoço, lanche ou jantar.

Deixe uma resposta