Barrinha de geleia de morango

Substituir refeições inteiras por refeições menores e mais frequentes – e de preferência saudáveis – já é uma tendência muito comum, sobretudo entre jovens, e tem até nome: snackfication. Mas você deve estar se perguntando: lanches não deveriam ser evitados? Contanto que você se atenha aos ingredientes certos, não.

Quem é focado em saúde já está aderindo a esse hábito e substituindo o almoço e o jantar por refeições menores e mais frequentes que tenham frutas, vegetais, grãos inteiros e laticínios com baixo teor de gordura.

Por exemplo, você pode comer um pequeno lanche ao acordar e repetir às 10h. Seu almoço poderia ser um lanche maior, por volta das 11h30. Você voltaria a comer às 15h e finalizaria com um lanche maior às 19h.

Em vez de tortas e cereais açucarados, um lanche saudável para o café da manhã pode ser encontrado em barrinhas de geleia de morango caseiras. Sem glúten, com massa macia e recheada com geleia saudável pronta, é a receita que se encaixa perfeitamente na tendência snackification. Em menos de uma hora você tem uma fornada de biscoitos deliciosos perfumando a casa toda.

Ingredientes:

Para a massa:
4 colheres de sopa de manteiga (72 g), em temperatura ambiente
2 colheres de sopa de açúcar de coco (16 g)
1 ovo em temperatura ambiente
1 colher de essência de baunilha
1 xícara de farinha de amêndoa (100 g)
½ xícara de farinha de mandioca (75 g)
½ colher de chá de bicarbonato de sódio
¼ colher de chá de sal
2 colheres de sopa de tapioca peneirada, para polvilhar

Para o recheio:
400 g de geleia de morango pronta

Modo de preparo:
Preaqueça o forno a 180°C, adicione a manteiga e o açúcar de coco em uma tigela e bata até ficar cremoso com uma batedeira. Adicione o ovo e a baunilha e misture bem.
Misture a farinha de amêndoa, a farinha de mandioca, o bicarbonato de sódio e o sal. Lentamente, incorpore os ingredientes secos à mistura na batedeira até formar uma massa homogênea: não misture demais. Cubra a massa com filme plástico e coloque na geladeira enquanto prepara o recheio (mínimo de 1 hora).
Enquanto isso, em uma frigideira antiaderente, reduza a geleia em fogo brando por 5 minutos ou até que ela fique espessa (deve-se passar a espátula na massa e aparecer o fundo da panela, como ponto de brigadeiro). Reserve em uma tigela.
Corte a massa ao meio e abra sobre um pedaço de papel manteiga polvilhado com tapioca, com cerca de 1 cm de espessura (abrimos com as mãos e para usar o rolo deve-se polvilhar também o topo da massa com tapioca). Abra a massa em formato retangular e corte as bordas irregulares.
Coloque metade da geleia de morango por cima da massa à esquerda do centro. Usando o papel manteiga para guiá-lo, enrole o lado esquerdo da massa por cima do recheio. Repita com o lado direito e pressione as pontas para baixo para “colar”. Corte o rolo de massa ao meio e depois cada metade em 3, de modo que você fique com 6 barras. Coloque em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno com grill por 15-20 minutos ou até dourar. Repita com a outra metade da massa.
Aprecie uma vez resfriado ou guarde em um recipiente hermético na geladeira por até uma semana.

Tempo de preparo: 35 minutos + tempo de geladeira
Rendimento: 12 unidades

Deixe uma resposta