As melhores combinações de queijos, embutidos e geleias

Os encontros com os amigos podem trazer muito além de ótimos momentos com risadas e conversas em dia. É nestas horas que ampliamos o nosso conhecimento com as ideias de quem nos inspira. E foi assim, no preparo despretensioso de uma pimenta em calda que “não deu certo”, que o Gerson Ávila criou a sua primeira receita de geleia. O sucesso daquela noite entre amigos foi tão grande que a paixão pela gastronomia virou negócio familiar.

Desde 2007, junto com a esposa Lúcia e os filhos, ele cria diversos sabores de geleias feitas à mão, sem corantes, conservantes ou acidulantes. O resultado da Toque Natural não poderia ser melhor: a cada pote, uma descoberta de aromas e sabores originais que transmite uma satisfação sem igual a quem está degustando.

Também adorador de uma bela tábua de queijos e embutidos, Gerson tem dicas preciosas de como combinar suas geleias. Para começar, ele ressalta que tudo é questão de gosto, “a regra é experimentar para se surpreender”, nada de limitar as opções ao paladar. Disponibilize algumas fatias extras de pão para limpar o paladar entre uma prova e outra. Pela praticidade, ele recomenda utilizar baguete, nos tipos italiano e rústico. Além disso, vale decorar a tábua com uvas, morangos, damascos e oleaginosas. Forma uma excelente combinação!

A sugestão é experimentar na seguinte ordem para aguçar o paladar da combinação mais suave até a mais ousada:

Queijo Le Fromager com geleia de frutas vermelhas com vinho e pimenta – da família do brie, o queijo Le Fromager, disponível em apenas algumas lojas da rede Zaffari e Bourbon, é duplamente cremoso e derrete na boca. Forma o arranjo perfeito com uma geleia de sabor intenso, como a de frutas vermelhas com vinho e pimenta.


Bruschetta de queijo de cabra com geleia de damasco com pimenta – o perfeito equilíbrio entre o doce da fruta e o picante da pimenta casa melhor com um queijo pungente, como o de leite de cabra. Na base, uma fina fatia de baguete italiano e nada mais. Se você quiser incrementar a experiência, sirva junto uma taça de vinho de sobremesa.


Queijo brie e geleia de pimenta intensa – não se assuste se você não é tão chegado em pimentas fortes, realmente vale a pena experimentar esta dupla. No primeiro toque ao paladar, a pimenta fica em evidência, mas logo vai mesclando com a cremosidade do queijo e no final você já sente o quanto combinam.


Bruschetta de presunto cru e geleia de abacaxi com pimenta – quem gosta de combinar doce com salgado vai amar esta opção. A geleia é consistente, tem pedaços da fruta, o que forma o recheio perfeito para o presunto cru apresentado em forma de trouxinha. E para acompanhar, uma fatia de pão rústico.


Bruschetta com geleia de cebola caramelizada com raspas de limão siciliano, queijo gorgonzola e salame italiano – fechando com chave-de-ouro, a combinação com mais personalidade. Cada elemento separado já confere um sabor marcante e juntos, tornam-se fantásticos. O salgado do queijo e do salame ganha um equilíbrio com o doce da geleia e, ainda, tem o cítrico do limão que fica em evidência na boca.

No Spotify do Zaffari você encontra uma playlist para embalar o momento!

Deixe uma resposta