As cervejas certas para aquele churrasco de todo domingo

Das 10 cervejas mais consumidas pelos brasileiros, dentre elas Brahma, Antártica, Skol e Kaiser (segundo dados da última pesquisa do Ibope, divulgada em 2014) a maioria são American Lager que, muitas vezes, intitulam-se no rótulo como “Pilsen” por convenção nacional. Para esclarecer melhor, as cervejas Pilsen e American Lager são subgrupos das Lagers. Então, valem da mesma forma para a nossa discussão sobre churrasco e cervejas.

Essas cervejas ditas como populares ou “comerciais” são lagers claras, leves e refrescantes, de baixa fermentação e menor teor alcoólico. Feitas para matar a sede, para serem bebidas bem geladas e em maior quantidade. Por isso, normalmente, ao organizar um churrasco para um grande número de pessoas com estilos diferentes, ou até mesmo completamente desconhecidas, tais cervejas são as mais procuradas. E está certo. O custo-benefício e a funcionalidade para que se destinam encaixam-se perfeitamente com o propósito de um churrasco que visa reunir a galera, a família, os amigos, colegas de trabalho ou seja lá quem for, contanto que seja sem frescuras. Logo, se você pensou naquele churrasco de todo domingo: já pode incluir Lager na lista do supermercado sem receio. Afinal, o objetivo não é fazer uma harmonização de cervejas especiais com cortes rebuscados, certo? Mas sim contentar a todos com um belo almoço, carne macia e bem preparada mais aquela cervejinha básica para molhar o paladar e acompanhar as muitas conversas!

*Beba com moderação

Outra opção a ser considerada para aquele churrasco tradicional de todo domingo é o estilo Bock, outro subgrupo das Lagers. Quando não existiam muitas variações de cervejas no mercado, a Kaiser lançou a Kaiser Bock – uma das precursoras desse universo no país. Por tradição, as brejas Bock são avermelhadas ou marrons, possuem um complexo sabor maltado e são ideias para serem degustadas no inverno. O frango do churrasco é um dos melhores acompanhamentos para elas. Além disso, como a escolha das cervejas para o churrasco também deve levar em conta aspectos como o sal, a gordura, o aroma e a suculência da carne, as Bock atendem bem tais requisitos, de forma uniforme e mais direta do que outras tantas artesanais que existem hoje em dia.

Então, você já sabe: vai preparar aquele churrasco rotineiro ou com um público diverso, não hesite, vá direto nas Lager ou na Bock se quiser dar uma diferenciada de leve.

Deixe uma resposta