As 11 melhores receitas italianas

Cerca de 30% da população do Rio Grande do Sul é italiana ou descendente de italianos. O Estado vive e respira as tradições italianas desde os tempos da primeira imigração, em 1880. Neste mês de setembro, porém, os ânimos culturais estão ainda mais exacerbados com a chegada do maior tenor da atualidade, o italiano Andrea Bocelli, que se apresenta pela primeira vez em solo gaúcho, dia 23 de setembro, no Estádio Beira-Rio. Quem já está com os ingressos na mão vive dias de expectativa à espera do show. Quem ainda não adquiriu os ingressos, corre para não se arrepender depois.

Entrando nesse clima superitaliano que paira sobre Porto Alegre, fomos atrás de descobrir quais são os tipos de refeições que os conterrâneos italianos fazem por lá e quais são as melhores receitas italianas do momento. Reunimos as 11 mais nesta lista. Algumas delas, claro!, já são grandes conhecidas justamente pela proximidade que temos com a cultura italiana trazida pelos imigrantes. Outras, no entanto, ficam como sugestões para você inovar nas receitas de casa com muito sabor, qualidade e criatividade. Que tal?

1. Lasanha Bolonhesa


Um hit da gastronomia italiana. Por onde passa faz sucesso e ganha novas versões; a mais clássica e infalível de todas, porém, é à base de molho de carne moída, ou melhor dizendo, o molho à bolonhesa.

2. Tiramisu


A sobremesa que mistura o doce do creme com o amargo do café é uma bela pedida para um almoço de domingo em família.

3. Espaguete à Carbonara


O prato que ficou conhecido após a 2ª Guerra Mundial é, hoje, consumido no mundo inteiro. Há duas possíveis histórias para a origem da receita: 1ª) como a palavra carbore significa “carvão” em italiano, acredita-se que esse prato era apreciado pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria; e 2ª) é que o nome se deve à cor escura da pimenta preta moída colocada na finalização do prato.

4. Pizza Margherita


A simples combinação de tomate, queijo mozzarella e manjericão tem um motivo que não é nada simplório. Criada pelo pizzaiolo Rafaele Esposito, em 1889, a iguaria tinha um único propósito: agradar a rainha da Itália Queen Margherita e, por isso, continha as cores da bandeira nacional italiana. Hoje, é a mais popular de todas as pizzas.

5. Focaccia


Até a versão mais básica, apenas com sal e alecrim, conquista o coração de quem experimenta um pedaço. É utilizado em muitas famílias italianas como um substituto do pão diário.

6. Bruschettas


Não há restaurante ou casa de família na Itália que você entre e não seja recebido(a) com deliciosas bruschettas feitas com pão caseiro/local e especialmente cobertas com uma pastinha de tomates frescos, folhas de manjericão e um fio de azeite de oliva.

7. Salada Caprese


Uma perfeita entrada para servir aqueles que amamos. Assim como quase tudo na Itália, a base dessa salada é o tomate, a mussarela de búfala, o manjericão fresco e o azeite de oliva. Perfeita na cor, na leveza e no sabor. Há versões que são complementadas com molho pesto.

8. Panna Cotta


Um jeito bem italiano de finalizar as refeições: com uma panna cota, que nada mais é do que um creme cozido, como a própria tradução já sugere. No velho continente eles servem a receita com geleia de framboesa e framboesas in natura, quebrando assim um pouco o amargor do creme.

9. Arancini


Também chamado de Italian Rice Balls, o arancini nada mais é do que um bolinho de arroz feito com arroz para risoto, o arbóreo, e, muitas vezes, até de risoto sobrado. Há algumas variações preparadas com massas, como o Arancini de Espaguete Carbonara, feito com a massa do dia anterior.

10. Almôndegas


Em bom italiano: polpette. Os nativos consomem almôndegas tanto como petiscos quanto em molho, para acompanhar massas e arroz. Diferentemente daqui, por lá as polpettes podem ser produzidas em tamanho bem graúdo.

11. Risotto


Conhecido por todos, dispensa apresentações. Uma das receitas básica, simples e que é apreciada quase que diariamente pelos italianos: o Risotto al Pomodoro, feito a partir de um molho de tomate bem fresco.

Deixe uma resposta