5 ingredientes simples para uma fritada italiana de dar água na boca

Tem dias em que a fome é grande, mas a vontade de ir para a cozinha preparar algo muito elaborado não acompanha. Para esses momentos, é sempre bom ter na manga algumas receitas-coringas, que são práticas e podem ser preparadas com ingredientes que sempre encontramos na geladeira de casa.

Queijo, salame, tomate, leite e ovos viram uma deliciosa fritada ao estilo italiano (alguns também conhecem por frittata ou fortaia). Não importa a nomenclatura que você usará para designar o prato, e sim que leva ovo – “o salvador” de muitas jantas e de muitas refeições sustanciosas, rápidas e incrivelmente deliciosas. Afinal, não é porque a receita é simples que precisa ser sem graça, não é?

Ingredientes:
Salame
Tomate
Queijo
Leite
Ovos

Duas dicas valiosas para esta receita: se você puder utilizar queijo colonial, o sabor ficará incomparável, bem como tomates-cereja no lugar do tomate normal picado, pois libera menos líquido na hora de cozinhar. Caso contrário, prossiga com os itens da sua geladeira mesmo. E se não tiver o costume de comprar salame, a criatividade (e a “fome”) permite substituir por presunto ou até uma mortadela bolonha, já pensou?

A quantidade de cada ingrediente para a fritada italiana é colocada a gosto, porque você pode aumentar ou diminuir a receita conforme o número de pessoas que consumirão o prato. Detalhe importante, no entanto, é o tamanho da frigideira. Se você for preparar a fritada para mais de uma pessoa, use uma frigideira grande, uma vez que a fritada deve ficar mais alta e fofinha.

Modo de preparo:
Pique o salame, o queijo e o tomate. Reserve.
Bata os ovos em uma tigela a parte. Para uma frigideira grande, use cerca de 8 ovos grandes.
Acrescente à tigela os ingredientes picados e umas 3 colheres de sopa de leite. Se você tiver em casa e quiser adicionar mais cremosidade à fritada, acrescente duas colheradas de ricota, requeijão ou queijo minas cremoso na mistura.
Salpique sal, pimenta-do-reino e outros temperinhos que você tiver em casa (como orégano seco).
Aqueça a frigideira e regue-a com azeite de oliva.
Quando estiver quente, despeje a mistura da fritada.
Cozinhe ali mesmo até o final, sem mexer. Ou quando começar a tomar forma de fritada, transfira a frigideira para dentro do forno elétrico a 190ºC e cozinhe por 30 minutos ou até perceber que o ovo cozinhou bem.

Ideal para saborear com pão.

Deixe uma resposta