Sanduíches para um chá da tarde à moda inglesa

Bolos, doces e sanduíches acompanhados de uma xícara de chá. Chamado na Inglaterra de afternoon tea ou somente tea, o chá da tarde é um costume britânico que ficou famoso mundialmente.

O hábito teve origem no século XIX, quando a duquesa de Bedford pedia para tomar chá no seu quarto à tarde com uma bandeja de bolos e doces para aplacar a fome antes do jantar, que só seria servido bem mais tarde. Aos poucos, ela começou a chamar as amigas para partilhar o momento e acabou criando uma moda. Quando até a rainha Vitória aderiu à prática, o chá da tarde passou a ser um evento grandioso, reunindo mais de 200 pessoas nas tea receptions. Foi assim que o chá da tarde se tornou um verdadeiro símbolo cultural inglês.

Como tudo na Inglaterra, há diversas regras para o chá. Em uma mesa baixa, são colocados embaixo os sanduíches, no meio os bolinhos, como os clássicos scones (aprenda a preparar a versão do Receitas Zaffari com mirtilos), e no topo os doces, com geleias e creme como acompanhamentos. Os quitutes devem ser comidos de baixo para cima e sempre com as mãos, jamais com garfo e faca. É educado sempre dar algumas mordidas nas finger foods.

O chá deve ser feito com ervas frescas, nunca de saquinho. Pode acompanhar leite e açúcar, devendo ser servido primeiro o chá, depois o leite e, por último, o açúcar. O mais tradicional é o chá preto, mas também são opções usuais o chá verde e os de ervas, como camomila e hortelã.

Os sanduíches são pequenos e delicados, feitos geralmente com pão branco macio e sem cascas. Alguns dos recheios mais tradicionais são o de pepino (prepare a versão do Receitas Zaffari de Sanduíche de Salmão com Pepino) Outros recheios populares são o de ovo cozido e o de frango com cranberry, que vamos ensinar você a preparar.

É indicado selecionar pelo menos dois sabores de sanduíches para reproduzir o chá da tarde à moda inglesa na sua casa. Afinal, não precisa ir até o Reino Unido para desfrutar de um momento tranquilo e prazeroso como esse.

Sanduíche de ovo cozido

Ingredientes:

4 ovos cozidos
2 colheres de sopa de manteiga amolecida
1 colher de sopa de maionese
1 pitada de páprica
8 fatias de pão de miga
agrião picado a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, amasse os ovos cozidos.
Adicione a manteiga, a maionese e a páprica em uma tigela.
Misture até combinar.
Passe a manteiga nas fatias de pão.
Adicione uma camada dos ovos cozidos e uma camada de agrião.
Corte os sanduíches em retângulos.

Sanduíche de frango com cranberry

Ingredientes:

1 peito de frango desfiado
1 xicara de cranberries secos reidratados
1 colher de sopa de maionese
2 colheres de chá de mostarda de Dijon
8 fatias de pão de forma
agrião picado a gosto

Modo de Preparo:

Preaqueça o forno a 200ºC.
Corte os cranberries pela metade e esmague em uma tigela.
Em uma tigela, misture a maionese e a mostarda de Dijon.
Combine os cranberries, o frango e a mistura de maionese até incorporar.
Passe manteiga nos pães.
Adicione a mistura de frango e uma camada de agrião.
Corte os sanduíches em retângulos.

Deixe uma resposta